Notícias

Vida tranquila marca cidade que não registra homicídios há quase quatro anos

Município do Caparaó, com cerca de 6,5 mil habitantes, tem economia baseada no café especial e no turismo e registrou o último assassinato em maio de 2022.

Vida tranquila marca cidade que não registra homicídios há quase quatro anos
Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Cercada pelas montanhas do Caparaó e marcada por ruas calmas e vizinhança próxima, Dores do Rio Preto, no Sul do Espírito Santo, está há quase quatro anos sem registrar homicídios. O município, com aproximadamente 6,5 mil habitantes, vive uma rotina associada à tranquilidade típica do interior.

Segundo dados do painel de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp-ES), o último assassinato foi registrado em 15 de maio de 2022, quando uma briga generalizada terminou com um homem morto, após ter sido esfaqueado. O autor do crime, à época com 16 anos, também ficou ferido. Desde então, não houve novos registros de mortes violentas no município.

Moradores relatam sensação constante de segurança. O estudante Bruno Protázio, de 21 anos, que vive no distrito de Pedra Menina desde a infância, afirma que o clima de cidade pequena contribui para a tranquilidade. “Aqui todo mundo se conhece. A gente anda sem medo nenhum”, relata.

O prefeito Tiaguinho Pessotti (PP), em seu primeiro mandato, atribui o resultado ao diálogo com as forças de segurança e ao perfil acolhedor da população. Segundo ele, há quatro meses foi instalada uma companhia da Polícia Militar em Pedra Menina, um dos principais destinos turísticos da região, reforçando a segurança para moradores e visitantes.

Além do policiamento ostensivo, a população do distrito utiliza um grupo de WhatsApp como ferramenta de apoio à segurança, onde são compartilhadas informações sobre situações suspeitas e ocorrências do dia a dia, facilitando o acionamento da polícia.

Mesmo com o crescimento do turismo nos últimos anos, moradores afirmam que a sensação de segurança foi mantida. O desenvolvimento da atividade turística se intensificou com a pavimentação das vias de acesso e a valorização da cafeicultura de montanha, responsável pela produção de cafés especiais que ganharam destaque nacional — em 2017, um café do município foi eleito o melhor do Brasil.

A economia local gira principalmente em torno do café e do ecoturismo, impulsionado pela proximidade com o Parque Nacional do Caparaó, que abriga o Pico da Bandeira, terceiro ponto mais alto do país. A cidade também integra projetos turísticos que buscam inserir a região em rotas nacionais e internacionais de turismo de aventura.

Com apenas 1,24 km² de área urbanizada — o equivalente a 0,78% do território —, Dores do Rio Preto está entre os municípios menos populosos do Espírito Santo e mantém características predominantemente rurais. A cidade faz divisa com Minas Gerais e compartilha com o estado vizinho áreas do parque nacional.

Apesar da ausência de homicídios desde 2022, o município ainda registra outros tipos de ocorrências policiais, principalmente crimes contra o patrimônio. Entre 2022 e 2025, foram contabilizados 173 registros de estelionato e fraude, além de furtos e roubos em residências, comércios e vias públicas. Mesmo assim, Dores do Rio Preto figura entre as cidades capixabas com menor número de crimes patrimoniais no período.

G1

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Sábado
Máxima 30º - Mínima 18º
Céu limpo

Domingo
Máxima 31º - Mínima 17º
Períodos nublados

Segunda
Máxima 26º - Mínima 20º
Céu nublado com chuva fraca

Terça
Máxima 29º - Mínima 19º
Céu nublado com chuva fraca

Quarta
Máxima 31º - Mínima 16º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.