Com início às 00h01 desta terça-feira (3), a primeira onda de calor que atinge o Sul do Brasil deverá afetar mais de 6,5 milhões de pessoas até as 23h59 de sábado (7), quando o fenômeno perderá força no país. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O número diz respeito à população das 11 áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná que estão sob alerta vermelho do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Durante o período, são esperadas temperaturas 5°C acima da média, com riscos para a saúde.
As áreas afetadas são: Serrana, Oeste Catarinense, Sudoeste Rio-Grandense, Noroeste Rio-Grandense, Centro Ocidental Rio-Grandense, Sudoeste Paranaense, Nordeste Rio-Grandense, Centro Oriental Rio-Grandense, Sudeste Paranaense, Sudeste Rio-Grandense, Centro-Sul Paranaense e Norte Catarinense.
De acordo com previsões do Meteored, alguns municípios podem registrar temperaturas superiores a 40°C até a próxima sexta-feira (6).
Quando a onda de calor deve se dissipar
Entre sexta-feira e sábado, o avanço de uma frente fria deve causar nebulosidade e chuvas no Sul do Brasil, o que trará alívio nas temperaturas causadas pela onda de calor. De acordo com o Meteored, uma massa de ar frio avança pelo Rio Grande do Sul e atinge Santa Catarina e Paraná ainda no domingo (8).
O sistema deve provocar uma queda brusca de até 10°C nas temperaturas em diversos municípios da região Sul.
ND+