Pato Branco ganhará uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) para garantir o abastecimento da cidade pelas próximas décadas. O gerente regional da Sanepar, Jair Bozzi, explicou que a obra já está em fase de projeto e deve estar concluída entre 2029 e 2030. A nova estação de tratamento será instalada entre o Bairro Parque do Som e Cadorin.
“Será uma estação grande, que vai trabalhar em conjunto com a já existente na rua Itabira, garantindo segurança no fornecimento de água. Caso uma precise parar, a outra continua operando”, declarou Bozi.
Atualmente todo município é abastecido com a água do Rio Pato Branco, já nesta nova estação toda captação será feita no Rio Chupim, na comunidade São Miguel Cachoeirinha, de onde a água percorrerá cerca de 15 a 18 quilômetros até chegar no Parque do Som.
O projeto garantirá abastecimento até 2060, acompanhando o crescimento da cidade, especialmente nas regiões Norte e do Fraron, que concentram forte expansão industrial e habitacional.
Bozi lembrou que a conquista só é possível graças ao empenho de lideranças locais e estaduais. “Esse projeto vem sendo defendido há muito tempo por nossos representantes políticos, e agora começa a sair do papel”, afirmou. Além da água, a Sanepar segue investindo no esgoto sanitário.
Hoje, Pato Branco já ultrapassa 83% de cobertura e a meta é chegar a 95% até 2028, atendendo ao marco legal do saneamento.
Qualidade de vida
Recentemente, foram iniciadas obras de extensão de rede no bairro São Luís, beneficiando cerca de 100 famílias. Outra mudança importante foi a desativação da antiga estação de esgoto do Ligeiro, ao lado do Parque Alvorecer.
O espaço será transformado em área de preservação ambiental, com mata, podendo futuramente ser incorporado ao parque. “Água tratada e esgoto significam saúde e qualidade de vida. Esse é o grande objetivo do nosso trabalho”, concluiu o gerente regional Jair Bozi.
JdB