A rede municipal de ensino de Francisco Beltrão já tem data marcada para retomar as atividades em 2026: quinta-feira, dia 5. O início do ano letivo será marcado por um aumento de alunos na rede municipal, que agora totaliza cerca de 11 mil alunos, após o registro de 300 novas matrículas em relação ao ano anterior.
Para garantir o atendimento dessa demanda, a Secretaria Municipal de Educação conta com um contingente de quase dois mil servidores, incluindo professores, técnicos administrativos e equipes de apoio (limpeza e merenda).
Um dos destaques do início do ano letivo é o reforço no corpo docente. Na semana passada foram nomeados 205 novos professores aprovados no concurso público de 2025. Segundo a secretária municipal Rosa Vandresen (Educação), os novos profissionais já foram designados para suas respectivas unidades de atuação entre os 21 Cmeis e as 21 escolas de ensino fundamental da cidade e do interior.
“Está tudo alinhado e planejado. Tivemos o evento de posse dos professores e nesta segunda-feira [ontem, 2] tivemos a abertura oficial, na Unisep. Na terça e quarta-feira [hoje e amanhã], as equipes estarão reunidas em suas unidades para o planejamento final”, afirmou a secretária Rosa.
Investimentos em infraestrutura
Aproveitando o recesso de janeiro, a Prefeitura executou cronogramas de reformas e melhorias em algumas unidades escolares. Foram contempladas com melhorias o Cmei Tio Dídio (Bairro Seminário) e Escola Bom Pastor (Luther King), com serviços de obras de manutenção; Escola Basílio Tiecher (Km 20): reformas na cozinha e no depósito de alimentos para otimizar o preparo da merenda; e a Escola Maria Helena Vandresen (Alvorada), por meio de parceria entre a Prefeitura e a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), sete salas de aula foram pintadas e reformadas.
JdB