Antes do cantor Baitaca subir ao palco para um dos maiores shows da Semana Farroupilha da Integração, na noite de sábado, 20 de setembro, aconteceram apresentações dos grupos de danças dos CTGs Herdeiros da Tradição e Recordando os Pagos. Também foram entregues as homenagens a três casais que têm ajudado os centros de tradição gaúcha (CTGs) Recordando os Pagos, Herdeiros da Tradição e Rancho Crioulo.
As homenagens foram definidas pelos CTGs e a comissão organizadora da Semana Farroupilha.
A cerimônia de entrega reuniu, no palco, o prefeito Antonio Pedron, sua esposa, Rose, os vereadores Anelise Marx e Cidão Barbiero, Fran Thomaz, diretora do Departamento de Cultura, o coordenador da Semana Farroupilha, Cassio Miecoanski, e os casais Rose e Itamar Ferri, do Herdeiros da Tradição, que receberam a homenagem por Marli e Antonio Serena, em viagem a Cascavel; Mari e Alberi Agnoletto, do CTG Recordando os Pagos; e Roseli e Uildemar Uliana, do CTG Rancho Crioulo.
O prefeito deu um “viva ao Dia do Gaúcho” e “viva à nossa cultura”. Disse que estava “superfeliz” pela grande presença de público, destacou que a Semana Farroupilha foi uma “festa maravilhosa” e que os organizadores estavam de “parabéns”.
Os homenageados estavam felizes por terem reconhecido seus trabalhos. Uildemar Uliana comentou que “é uma honra muito grande porque nesse momento você vê o reconhecimento daquilo que você está fazendo em prol da comunidade, em prol do CTG e do tradicionalismo.”
Alberi Agnoletto, que há mais de 50 anos se dedica ao movimento tradicionalista, lembrou dos primeiros anos em que começou a ajudar a Sociedade Esportiva e Recreativa Torino, que antecedeu ao CTG Recordando os Pagos.
“Quando cheguei de noite aqui no palco e vi essas crianças dançando eu voltei no tempo, 50 anos atrás, quando eu era presidente da Sociedade Torino, que nós contratávamos um posteiro de danças de Passo Fundo pra dar um curso por 50 dias. Então, nós plantamos uma semente e hoje estamos colhendo frutos maravilhosos, me sinto orgulhoso e feliz por essa homenagem que me fizeram. Espero que os patrões do CTG Recordando os Pagos reconheçam o trabalho de cada um dos integrantes do CTG e que possam exaltar e mostrar o que é o tradicionalismo, qual é a personalidade”.
Jornal de Beltrão