O atleta beltronense Gabriel Henrique Paes, 18 anos, está chamando a atenção nas categorias de base do Santos FC. Tanto que na semana passada ele fez alguns treinos com o time profissional e teve a dura tarefa de marcar o atacante Neymar, seu ídolo, com quem tem o privilégio de trabalhar junto.
“O Gabriel é uma espécie de coringa que todo treinador precisa ter no time, ele sabe atuar como volante, zagueiro, lateral-direito, enfim. Ele é alto, tem 1,87, tem a passada larga, consegue combater muito bem no desarme, como também apoiar no ataque, já fez bonitos gols de fora da área na base do Santos. A gente fica sempre na torcida por ele, é um menino muito humilde e trabalhador, passou praticamente 11 anos na nossa escolinha”, comenta Altamiro Dias, o Fio, coordenador do CTAF (Centro de Treinamentos Atletas do Futuro), de Francisco Beltrão, que teve participação fundamental na formação de Gabriel como atleta.
Gabriel é filho de Rosane Araújo, que trabalha na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), e de Paulinho Paes, que é um dos maiores artilheiros da história do Campeonato Varzeano de Futebol de Beltrão.
Trajetória
Gabriel começou a treinar nos Atletas do Futuro com apenas 4 anos de idade, incentivado pela família, seus pais, também pelo padrinho Elio Canci. Com 15 anos, ele foi encaminhado pro Concórdia (SC). Em seguida, ficou seis meses no Athlético-PR. Também fez teste no Azuriz. E com 16 anos, Fio o levou para o Santos. Hoje o atleta beltronense é empresariado pelo Alexandre Luzz, da Luzz Sports, que foi zagueiro do Francisco Beltrão FC no início dos anos 2000, e também teve passagem marcante pelo Coritiba.
Em novembro de 2024, Gabriel foi campeão do Paulista Sub-17 com o Santos. Na final, a vitória foi por 2 a 1 contra o rival São Paulo. Em janeiro de 2025, pelo Campeonato Brasileiro Sub-17, Gabriel fez um golaço pelo Santos, de fora da área, na vitória por 2 a 1 contra o Cruzeiro.
Jornal de Beltrão