O NRE de Francisco Beltrão anunciou a ampliação da oferta de colégios públicos com atendimento em tempo integral para 2026. A informação foi divulgada pelo chefe do NRE, professor Paulo Schwalm.
Duas unidades passarão por mudanças no regime de atendimento. O Ceep Sudoeste (Colégio Agrícola), que já funcionava com aulas e atividades durante todo o dia, incluindo internato para alguns alunos, agora será formalmente reconhecido como colégio de tempo integral. Segundo o professor Schwalm, essa mudança na classificação permite que a unidade tenha acesso a financiamentos e verbas específicas, como as destinadas à aquisição de insumos e equipamentos.
Outra instituição que adotará a jornada estendida é o Colégio Estadual Leo Flach, localizado no Bairro Padre Ulrico. A partir de 2026, a unidade oferecerá educação em tempo integral para os alunos do Ensino Fundamental, totalizando nove aulas diárias. Estes alunos receberão café da manhã, almoço e lanches intermediários no colégio. O Ensino Médio e o Técnico do Colégio Leo Flach manterão o turno regular de seis aulas diárias.
Com as novas inclusões, o Núcleo de Beltrão contabilizará 24 colégios com oferta de tempo integral. Somente em Beltrão, quatro colégios passarão a operar neste formato: Colégio Industrial, Cristo Rei, Ceep Sudoeste e Leo Flach.
O Núcleo também anunciou novos cursos técnicos gratuitos para Beltrão em 2026: Técnico em Gastronomia, com oferta no Colégio Industrial, e Técnico em Inteligência Artificial (IA), com oferta no Colégio Mário de Andrade.
As demais ofertas de cursos técnicos já existentes, como Técnico em Edificações, Técnico de Administração e Técnico de Enfermagem continuarão disponíveis nos colégios da região.
Marcia Kopp, diretora do Centro Estadual de Educação Profissional do Sudoeste do Paraná (Colégio Agrícola), confirmou que a instituição será incorporada ao ensino técnico em tempo integral. “Nós já somos um colégio integral, só que agora de ensino técnico integral a partir de novembro para o início de 2026. A grade de 2026 é do novo ensino médio paranaense. Continuaremos como colégio agrícola, curso é o Técnico Agrícola integral. As atividades serão as mesmas já aplicadas. Mas a grade muda pelo ensino médio paranaense.”
JdB