A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta semana o recolhimento e a proibição de todos os lotes de dois suplementos alimentares vendidos como Ki-Fit-Turbo e Zempyc, ambos com suposto efeito emagrecedor.
Conforme a Agência, no caso do Ki-Fit-Turbo, a medida foi tomada após o recebimento de relato de efeitos adversos como taquicardia, desconforto torácico compressivo, desconforto na região abdominal, náuseas, vômitos e diarreia, que foram relacionados ao uso do suplemento alimentar.
Ainda de acordo com a decisão, o produto possui composição desconhecida e divulga, de forma irregular, benefícios terapêuticos e de tratamento de saúde.
Já o suplemento Zempyc Natural Mega Concentrado 730mg foi proibido porque, segundo a Anvisa, a empresa que está no rótulo do suplemento, a Sorocaps Indústria Farmacêutica, declarou que não fabrica nenhum produto com o nome ou marca “Zempyc”. O suplemento tem, portanto, origem e composição desconhecidas.
O produto também está sendo divulgado de forma irregular em sites e redes sociais, com propagandas que relacionam o uso do produto com efeito emagrecedor, queima de gordura, redução de apetite, aceleração de metabolismo, de energia e disposição, o que não é permitido para suplementos alimentares.
As normas, publicada no Diário Oficial da União, também proíbem a comercialização, distribuição, exportação, fabricação, propaganda e o uso dos produtos.
Orientações
Produtos irregulares não oferecem garantia de qualidade, segurança e eficácia, além de representarem riscos à saúde, por isso, a Anvisa não recomenda a utilização. Denuncie irregularidades à Agência, através da Ouvidoria ou pela Central de Atendimento no telefone 0800 642 9782.
Anvisa