O biólogo, Luan Hernandes Pinho Nogueira, formado em Licenciatura, entrou em contato com a redação do PPNews, questionando que a árvore encontrada em uma escola municipal de Francisco Beltrão e divulgada no portal, é na verdade um Falso-Pau-Brasil e faz alertas sobre o cultivo desta planta.
Confira na integra a informação do biólogo:
“Antecipadamente, parabenizo o jornal pela importante matéria que busca diminuir a impercepção botânica em nossa sociedade por meio da educação ambiental pelo meio jornalístico. No entanto, há um equívoco de identificação do material botânico. A planta em questão apresentada pela redação se trata de um Falso-Pau-Brasil (Adenanthera pavonina), uma planta asiática cultivada (portanto, exótica e não-nativa do Brasil, considerada ainda como invasora) em todo o território nacional. Comumente ela é reconhecida pelas sementes vermelhas e confundida com o nosso tão apreciado Pau-Brasil (Paubrasilia echinata).
Envio este email para relatar a correta informação da identificação da planta, e, como um biólogo e formado em Licenciatura, alertar para o plantio moderado, visto que é uma espécie invasora que está se expandido nas vegetações nativas do Brasil”.
Fico à disposição para mais esclarecimentos.
Agradeço a atenção.
PP News