A Prefeitura de Francisco Beltrão iniciou neste ano um trabalho voltado à orientação e apoio no processo de regularização de estabelecimentos comerciais que precisam obter a licença sanitária. A primeira licença foi entregue ao Mercado União, dentro de um projeto piloto para atender as normas legais e que foca na orientação como forma de complementar a fiscalização dos espaços. "Estamos buscando formas de não apenas notificar e apontar os erros, mas de dar suporte para que os estabelecimentos possam se adequar e cumprir as regras exigidas", destacou o prefeito Antonio Pedron, que foi pessoalmente entregar a licença ao estabelecimento. Nos últimos meses, a equipe da Vigilância em Saúde realizou capacitações com os funcionários e prestou apoio para estabelecer mudanças e adequações no estabelecimento.
A entrega da licença à proprietária Neusa Agostinetto foi feita com a presença da secretária de Saúde, Cíntia Ramos, da diretora de Vigilância em Saúde, Dalva Colling, e do técnico Vagner Cristófoli. "Pra nós, esse trabalho foi fundamental porque criou uma nova cultura de cuidado em todo o ambiente e agora vamos manter esse padrão", citou Neusa. Modelo pode virar programa A regularização do Mercado União foi utilizada como modelo para um programa permanente da Prefeitura. O técnico Vagner Cristófoli explica que o controle de qualidade e higiene em espaços que atuam no setor alimentício é fundamental para garantir a saúde dos consumidores.
"Queremos que os estabelecimentos operem de forma correta, por isso não é apenas fiscalizar, mas também mostrar o caminho para se adequar, sempre mantendo o padrão exigido e permitindo que os proprietários e equipes que desejam melhorar possam manter o atendimento de forma segura para todos", comenta.
Ascom