O secretário de Agricultura Familiar no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Vanderley Ziger, se reuniu na segunda-feira (11), em Francisco Beltrão, com diretores de sindicatos de trabalhadores e cooperativas e da Federação Estadual de agricultores familiares da região Sudoeste.
Ziger entregou uma Fiat Toro para os deslocamentos de equipes técnicas de uma entidade estadual, para acompanhar as propriedades dos pequenos agricultores, e eventualmente transportar produtos.
“Nós lançamos o programa Da Terra à Mesa, que é justamente o objetivo de nós estarmos aqui hoje. Esse programa Da Terra à Mesa chega para as famílias que estão produzindo alimentos e coloca, além do crédito, um recurso não reembolsável, ou seja, um recurso que a família acessa pra montar a estruturação produtiva ali no quintal da casa, um aviário, plantas medicinais, uma pequena estufa. Nós estamos estimulando porque tem um programa chamado Sistema de Plantio Direto para Agricultura Familiar nas hortas, nas estufas, é um modelo de financiamento, de apoio, dependendo menos dos insumos externos e, assim, o agricultor consegue usar melhor os produtos internos, inclusive dos bioinsumos”, explicou.
Vanderley disse que o programa fornece um bom valor de subsídio. “Esses 10 mil reais por família, uma parte vai para a estruturação produtiva, outra parte vai pra assistência técnica, por isso que esse veículo que está sendo entregue, inclusive é pra facilitar, pra que o agricultor consiga ter o benefício da assistência técnica, o deslocamento das equipes técnicas, assim por diante”.
Marcelo Possamai, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, de Beltrão, falou sobre a recepção do dirigente do MDA. “Acho que é de extrema importância, ter hoje aqui no sindicato a presença do Vanderley, da Secretária Nacional da Agricultura Familiar, um agricultor familiar aqui de Coronel Vivida. Assim, a gente vai estreitando esses laços com o Ministério. A gente teve esse ano um plano safra que não foi um plano ideal. Algumas categorias tiveram um pouco mais de vantagens e outras que não tiveram. Então, não ficou um plano safra equilibrado realmente como a gente sonha. E estreitando esses laços a gente consegue, aqui com todos os presidentes dos sindicatos filiados a nossa Fetraf, estar conversando com o Vanderley e colocando pra ele a situação da nossa agricultura de modo geral e pra que a gente avance e talvez futuramente consiga algo melhor pra nossa agricultura e pros nossos agricultores de modo geral. E principalmente por estar falando hoje com os agricultores esse projeto que a gente está, ainda é um projeto que vem meio calmo ainda, que é o projeto SPDH, que é um Sistema de Produção de Alimentos em Plantio Direto. Isso os nossos agricultores utilizam, mas a gente vem novamente tentando implantar de uma forma um pouco diferente, tentando fugir do que hoje realmente se trabalha naquilo totalmente transgênico, voltando um pouco mais para o convencional e não só o plantio da soja, milho, do trigo, mas trabalhando hortaliças e frutas com um plantio direto.”
JdB