Cerca de 150 pessoas, entre açougueiros e apaixonados por carne, participaram na noite da última quinta-feira (17), de um curso de desossa promovido pelo grupo Mestres da Brasa. O evento foi realizado na Associação dos Funcionários da Caixa Econômica Federal, em Francisco Beltrão.
Durante a atividade, os participantes puderam degustar diferentes cortes bovinos, preparados na hora, e acompanhar uma aula prática de desossa ministrada por Rogério Rocha, tricampeão brasileiro e integrante da seleção brasileira de desossa, que conquistou o primeiro lugar no corte bovino em um campeonato mundial realizado em Paris, em março deste ano.
“Usei meia carcaça bovina, composta por traseiro e dianteiro. O objetivo é tirar todos os cortes nobres possíveis, tanto para o dia a dia quanto para preparos gourmet”, explicou Rogério. Natural de Astorga, ele trabalha na área desde 2001 e destacou a importância da prática e da relação com clientes e produtores ao longo da carreira. “É a minha primeira vez em Francisco Beltrão e no Sudoeste. É importante participar do curso tanto para o profissional da área quanto para o consumidor, pra entender e definir uma carne de qualidade ao ir ao mercado”, afirmou.
O curso foi promovido pelo grupo Mestres da Brasa, formado por três sócios — Antônio Serena, Márcio Antônio e Sérgio Carvalho — e especializado em eventos gastronômicos com foco no churrasco. Segundo Sérgio, o objetivo é oferecer uma experiência diferenciada em relação aos jantares tradicionais. “Tem música, ambientação, e estamos servindo a carne na barquinha, com um acompanhamento. A pessoa pega e vai circulando pelo ambiente, em vez de ficar parado”, explicou. “Durante a desossa, os cortes são levados direto para a parrilla e já servidos na hora.”
Além de atender eventos corporativos, familiares e festas em geral, os Mestres da Brasa pretendem participar de festivais gastronômicos nos próximos meses. Antonio Serena destacou o perfil do público presente: “Tem muitos açougueiros e outros que simplesmente gostam da degustação, são apaixonados por uma boa carne”.
Sérgio ainda ressaltou a evolução genética do rebanho bovino e o impacto disso na qualidade dos cortes: “Se há pouco tempo disséssemos que faríamos um churrasco com carne de acém, diriam que somos loucos. Agora, conseguimos colocar essa carne na churrasqueira e ter um resultado macio, suculento e apetitoso”.
Próximo curso será voltado ao churrasco
O grupo já planeja um novo evento para outubro ou novembro, novamente em Francisco Beltrão.
Dessa vez, o foco será ensinar o preparo de churrasco completo, desde como acender o fogo até a finalização de carnes bovinas, suínas, ovinas e de frango.
“Queremos ensinar desde o básico até cortes e preparos mais complexos. A ideia é que cada um saia pronto para fazer um bom churrasco em casa ou em eventos”, explicou Sérgio Carvalho. Para conduzir o curso, os Mestres da Brasa devem anunciar um chefe internacional.
Ascom