Com o objetivo de promover a suplementação intracurricular aos estudantes com Altas Habilidades e Superdotação, a comunidade escolar do Colégio Estadual Industrial desenvolve diversas ações educativas — entre elas, projetos voltados à pesquisa científica. Essa iniciativa envolve a direção, equipe pedagógica, professores de Educação Especial e das áreas disciplinares, além das famílias.
Apoio institucional e incentivo à pesquisa
Seguindo as orientações do Departamento de Educação Inclusiva (Dein) e do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação do Paraná (NAAH/S PR), o colégio adota práticas alinhadas com os encaminhamentos pedagógicos necessários para garantir uma oferta educacional qualificada aos estudantes que evidenciam altas habilidades em diferentes áreas do desenvolvimento.
Colégio estreia com oito projetos e um finalista
Pela primeira vez participando da FENAAH/S, o Colégio Estadual Industrial inscreveu oito projetos de pesquisa científica, todos de excelente qualidade. Para orgulho da instituição, um desses trabalhos foi selecionado como finalista.
O estudante Jorge Otávio Pagnoncelli Sanczkoski, do 9º ano A, foi escolhido para representar o colégio na etapa final da feira. Sua pesquisa científica, intitulada “Ligações Estelares”, foi orientada pela professora da Sala de Recursos Multifuncionais, Inês Roseli Soares Tonello.
Um olhar curioso para o céu e as constelações
Com base em estudo bibliográfico, Jorge desenvolveu uma investigação sobre as estrelas, suas ligações, constelações e demais curiosidades científicas do universo. Em sua introdução, o estudante instiga a reflexão: “Alguma vez você já olhou para o céu e viu todos aqueles pontinhos?”. E segue: “A grande maioria deles são estrelas ou até mesmo outros corpos celestes como planetas, os quais desconhecemos seus dados científicos já estudados por grandes cientistas. Eles estão ali porque algo aconteceu, mas o que aconteceu?”
A pesquisa propõe investigar questões como a origem, a identificação e a ligação entre esses corpos celestes, aprofundando o conhecimento em astronomia. “Com muito estudo, quem sabe avançamos para o entendimento sobre a composição desses corpos celestes”, destaca Jorge.
Educação integral e letramento científico
A conquista do estudante é celebrada como um reflexo do trabalho coletivo da equipe escolar e da proposta de Educação em Tempo Integral. Segundo a equipe pedagógica, o projeto demonstra como o letramento científico, incentivado desde as fases iniciais da escolarização, é capaz de aguçar a curiosidade dos alunos e estimular a busca por respostas — promovendo, assim, uma formação mais ampla, crítica e conectada com os desafios da ciência.
Ascom