A coleta de lixo de Francisco Beltrão pode ser paralisada nesta terça-feira (9) devido ao atraso no pagamento de salários e do décimo terceiro por parte da empresa terceirizada responsável pelo serviço. Motoristas e coletores relatam que a situação se repete pelo segundo mês seguido.
O presidente do Sintrofab, Vicente Dias, afirma que os trabalhadores estão indignados com a falta de pagamento e com a ausência de respostas da empresa. Segundo ele, as tentativas de contato, por notificações, ligações, mensagens e e-mails, não tiveram retorno.
No mês passado, o sindicato precisou acionar a Justiça para garantir o pagamento, que só foi feito dias após o vencimento. Agora, além do atraso salarial, também não houve pagamento do décimo terceiro.
Diante do novo descumprimento, o sindicato notificou a empresa e deu um prazo de 24 horas para regularizar a situação. Caso o pagamento não seja feito até as 11h desta terça-feira (9), uma assembleia será realizada e poderá resultar em paralisação ou greve.
A prefeitura foi comunicada do problema e também notificou a empresa, concedendo 48 horas para que os valores sejam pagos. A administração municipal informou que poderá rescindir o contrato caso a situação não seja regularizada.
Até o momento, a possível paralisação envolve apenas os trabalhadores da coleta de lixo do município.
Grupo RBJ