O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Francisco Beltrão iniciou uma operação de fiscalização focada em garantir que os comerciantes locais estejam aderindo às normas de exposição de informações nas vitrines e respeitando os direitos dos consumidores. A ação, que busca conscientizar e orientar os estabelecimentos, foi lançada em resposta a uma demanda crescente por informações claras e transparentes, assegurando que os consumidores tomem decisões conscientes durante suas compras.
Agentes de fiscalização do Procon tem percorrido diversos estabelecimentos comerciais da cidade durante esta quinta-feira (10) verificando se as vitrines exibem de forma visível e legível as informações essenciais sobre produtos e serviços. Essas informações incluem preços, características dos produtos, formas de pagamento, prazos de garantia e eventuais restrições ou condições especiais. Além disso, a operação visa assegurar que os direitos básicos dos consumidores sejam respeitados
"O consumidor que está andando nas ruas da cidade não deve ser constrangido a entrar na loja para saber o valor do produto que está sendo exposto. Por exemplo: um consumidor que não tem muitas condições, ao perguntar o valor de algum item em uma loja, pode ser um preço alto demais para ele. Muita gente tem aquela vergonha e acaba comprando. Por isso, estamos trabalhando em conjunto com os comerciantes para garantir que eles estejam oferecendo todas as informações necessárias nas vitrines, de modo a evitar possíveis problemas ou mal-entendidos", afirmou Bruno Savarro, responsável pelo Procon de Francisco Beltrão.
Durante as inspeções, os fiscais do Procon fornecem orientações sobre os direitos do consumidor e as práticas recomendadas para um relacionamento transparente e justo entre comerciantes e clientes.
O Procon reforça que a ação busca construir um ambiente de negócios mais transparente e responsável, beneficiando tanto os consumidores quanto os comerciantes locais. A fiscalização continuará ao longo dos próximos dias e, caso irregularidades sejam identificadas, serão adotadas medidas adequadas visando à regularização das práticas comerciais e, em últimos casos, multas poderão ser aplicadas.
Portal de Beltrão