A Companhia Paranaense de Energia (Copel) anunciou, nesta segunda-feira (4/07), que a conta de luz dos paranaenses poderá ficar mais barata. A redução, segundo a companhia, será 13,4%. As mudanças nos pagamentos acontecem em agosto, referentes a cobrança do consumo de julho.
O anúncio ocorre frente à redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de 29% para 18%, sinalizadas na última sexta (3), quando o governo do Paraná anunciou que formalizaria a redução da alíquota, conforme determinação da lei complementar 194/22, que limitou a cobrança de ICMS a partir de junho.
Segundo a Copel, o corte no imposto é válido para o consumo de energia desde 23 de junho, data em que a lei complementar foi aprovada.
Com a redução do ICMS, a estimativa do governo até o final deste ano é de uma perda de receita de R$ 3,95 bilhões. A partir de 2023 será de R$ 7,90 bilhões. O valor dos repasses obrigatórios para municípios, referentes ao Fundeb, saúde e educação também serão impactados e a previsão é que aconteça a reduzido em 17,5%, na comparação com a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022.
Portal de Beltrão com G1 Paraná