A obra de alargamento da faixa de areia da principal praia de Balneário Camboriú, a Praia Central, continua em andamento. Vídeos acelerados mostram o avanço do trabalho entre os dias 23 e 24 de agosto.
A obra iniciou ainda em março deste ano, com a montagem da tubulação que é usada para levar a areia até a orla. A etapa do transporte do material começou no dia 22 de agosto, com a chegada da draga. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2021.
O principal objetivo da Prefeitura é triplicar o espaço disponível na faixa de areia. "Além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, enfim, equipamentos que, no projeto de reurbanização que está sendo feito, vão transformar e renovar a Praia Central", explica o prefeito, Fabrício Oliveira em reportagem publicada pelo G1.
A média da faixa de areia no local é de 25 metros. O objetivo é que esse número chegue a 70 metros. A obra é feita por meio de um consórcio de duas empresas, a brasileira DTA Engenharia e a belga Jan De Nul, vencedora da licitação, e vai custar R$ 67 milhões.
Uma grande quantidade de conchas começou a aparecer na parte aterrada da obra. Para especialistas, o aparecimento dos objetos deve ser investigado, sob risco de desequilíbrio ambiental. Um biólogo acompanha os trabalhos da obra 24 horas por dia, de acordo com a prefeitura. A secretária do Meio Ambiente municipal, Heloísa Furtado Lenzi, diz que o aparecimento das conchas não constitui impacto ambiental, uma vez que elas chegam vazias à praia. Ou seja, não há morte de moluscos em razão deste processo.
Informações G1