Em sessão ordinária realizada por videoconferência nesta quinta-feira (19), vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram diversos pedidos ao Poder Executivo. Entre eles, estão um pedido de providências em relação a esgoto a céu aberto, sugestão de pavimentação de ruas, instalação de redutores de velocidade e de academia ao ar livre.
A vereadora Cris Zanatta (PSDB), solicita ao Município de São Miguel do Oeste que, através da Secretaria de Urbanismo, solucione imediatamente o grave problema de esgoto ou “fossa comunitária” que se observa na Vila Maria, na Rua Darci Tiepo, no Bairro São Sebastião.
Cris ressalta que é um caso constrangedor e até dramático para as pessoas que vivem naquele local, que choca “pela presença de esgoto a céu aberto, contrastando com os tão propalados índices de desenvolvimento humano da nossa cidade”. Ela ressalta que a obra requer o mínimo para ser concluída.
“Não é apenas uma questão de saúde pública, mas do atendimento de um padrão mínimo de dignidade humana. Famílias que pagam regularmente suas obrigações parecem condenadas a viver no meio de um lamaçal quando chove e com o odor insuportável e insalubre do esgoto que corre a céu aberto”, ressalta a vereadora. A indicação será enviada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.
Já o vereador Elói Bortolotti (PSD), solicita a instalação de um redutor de velocidade (lombada ou lombofaixa) na Rua Marquês do Herval, próximo ao Mercado Planalto, no Bairro São Jorge. Conforme o vereador, o pedido visa atender o anseio de moradores e comerciantes que utilizam essa região do Bairro São Jorge. “No local há grande fluxo de veículos transitando em velocidade muito maior que a permitida, colocando em risco os transeuntes e moradores”, ressalta Bortolotti. A indicação será enviada ao prefeito, ao secretário de Urbanismo, ao diretor de Trânsito e ao presidente do Cotrasmo.
Também preocupado com o perigo no trâsito do município, Moacir Fiorini (MDB), solicita à Administração Municipal e ao Cotrasmo que estudem a viabilidade técnica para colocar uma lombada física ou uma rótula na Rua Florianópolis, esquina com a Joaquim Nabuco, próximo à casa de número 1169, no Bairro São Jorge. O vereador justifica que devido à construção de um condomínio residencial nessa rua, há um grande fluxo de veículos no local, e que a instalação de uma lombada ou rótula é necessária para reduzir a velocidade dos veículos e evitar acidentes.
Na área da infraestrutura a solicitação de Carlos Agostini (MDB) é de que seja executada a pavimentação asfáltica na Rua Anita Garibaldi, após o cruzamento com a Rua Marquês do Herval, e na Rua Santo Molin, no trecho entre as ruas Marquês do Herval e Willy Barth, no Centro. O vereador ressalta que na Rua Anita Garibaldi há uma quadra de chão batido, que necessita de pavimentação, gerando muito barro em dias de chuva e muito pó em dias secos. Na Rua Santo Molin, Agostini aponta que são duas quadras que necessitam de pavimentação e farão a ligação com as ruas já pavimentadas. A indicação será enviada ao secretário de Urbanismo Jeferson Dias.
A vereadora Marli da Rosa (PSD), solicita a instalação de uma academia ao ar livre na comunidade da Linha Jacutinga, junto ao salão da comunidade. Conforme Marli, a proposta visa atender à solicitação dos moradores, que são cerca de 80 pessoas, e contribuir no estímulo às atividades físicas, que trazem benefícios imediatos à saúde.
“A instalação de academia ao ar livre vai permitir que qualquer munícipe, independentemente de sua faixa etária ou de sua condição econômica, possa se exercitar adequadamente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. É importante que os moradores da comunidade da Linha Jacutinga também tenham acesso a este benefício concedido nas áreas urbanas da cidade. Essa academia, além de servir de incentivo à prática de atividade física, que é extremamente benéfica à saúde, vai criar um ambiente propício à socialização, melhorando o relacionamento dos moradores da comunidade”, justifica a vereadora. A indicação será enviada ao prefeito.
Valnir Scharnoski (Nini – PL) e Moacir Fiorini (MDB), solicitam ao Município que, através da secretaria competente, solicite a autorização do Dnit para pintar as faixas de pedestres ao longo de todo o perímetro urbano da Avenida Willy Barth. Os vereadores apontam que este é um pedido da população e justifica-se devido ao grande índice de acidentes naquela via, “claramente oriundos da falta de sinalização e imprudência de motoristas”. O pedido será enviado ao prefeito.
Vanirto Conrad (PDT), solicita ao Governo Federal, por meio do Dnit, que em parceria com o Governo Estadual e o Executivo Municipal, viabilizem a construção de vias vicinais em ambos os lados da BR-163, estendendo-se até a comunidade de Linha Bela Vista das Flores; e ao longo da BR-282, desde o trevo de São Miguel do Oeste até a divisa com o município de Descanso.
Segundo Vanirto, a instalação de vias paralelas tem o aval dos empresários com empreendimentos localizados às margens da rodovia, e permitirão um melhor fluxo de veículos e maior segurança aos empregados que necessitam de deslocamento. O vereador destaca que as rodovias são algumas das mais movimentadas e perigosas do Estado.
O autor da moção cita ainda que municípios da região onde foram construídas essas marginais atraíram indústrias de todos os portes, “aumentando o número de vagas de empregos e a arrecadação de impostos”. “É de vital importância que sejam construídas estas vias vicinais, diante de inúmeras pequenas empresas que pretendem ampliar seus espaços físicos, proporcionando maior renda econômica ao Município de São Miguel do Oeste”, justifica Vanirto. A moção será enviada ao governador Carlos Moisés da Silva, ao superintendente do Dnit em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa, e ao prefeito Wilson Trevisan.
AsCom