Uma onça-pintada foi vista caçando um veado em uma rodovia do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, na noite de terça-feira (6). O registro, feito por um fotógrafo, mostra o animal com um veado abatido e é considerado raríssimo por pesquisadores que acompanham a espécie na Mata Atlântica.
Segundo o Projeto Onças do Iguaçu, o animal é a Uyara, uma onça-pintada jovem monitorada desde filhote. Ela foi vista circulando pela mata por volta das 21h. Cerca de uma hora depois, veio o flagrante da felina com a presa.
De acordo com Yara Barros, coordenadora do projeto, avistar uma onça-pintada em ambiente de mata fechada é incomum, e conseguir registrar uma caçada é ainda mais raro.
“Ver uma onça na Mata Atlântica é difícil porque a mata é muito fechada e o animal fica escondido. Presenciar uma caçada, então, é algo raríssimo. Nesse caso, não foi vista a caçada em si, mas o animal já com a presa, o que torna o registro muito especial”, explica a pesquisadora Yara Barros.
Para os pesquisadores do projeto explicaram que a Uyara é uma fêmea jovem que se separou da mãe recentemente e busca estabelecer o próprio território, por isso, o flagrante indica que a onça apresenta comportamento independente e capacidade de caça.
A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e está criticamente ameaçada de extinção na Mata Atlântica. De acordo com o Painel de Especialistas em Conservação da Natureza, restam menos de 300 indivíduos no Brasil.
No Parque Nacional do Iguaçu, vivem cerca de 25 onças, segundo o Projeto Onças do Iguaçu.
Segundo os pesquisadores, o nascimento de novos filhotes é considerado um indicativo importante de recuperação da espécie no local, onde a população já esteve próxima do colapso.
G1