A comissão organizadora do festival recebeu 900 pré-inscrições de bailarinos e 600 foram selecionados para se apresentar no evento que aconteceu no Centro de Eventos durante os três dias.
O Cathiusi Studio de Dança, com coreografias de Cathiusi Rodrigues Neres e de Daniel Perin, de Francisco Beltrão, conseguiu premiações em dez coreografias e teve duas indicações para Melhor Coreografia Infantil, vencendo o prêmio máximo da categoria com o título de Destaque Infantil — reconhecida como a melhor coreografia infantil do festival.
Presença no maior festival
O próximo passo será a participação no Festival de Dança de Joinville, o maior festival de danças do mundo. Em 2025, o Cathiusi Studio de Dança celebra um novo marco: pela primeira vez teve uma coreografia aprovada para o Festival da Sapatilha, a mostra competitiva oficial do evento. A coreografia, na categoria Danças Populares Internacionais Infantil, será apresentada no dia 25 de julho, representando Coronel Vivida e o Sudoeste do Paraná no palco mais prestigiado da dança brasileira.
O Studio estará presente com uma comitiva de 52 pessoas, entre alunos e pais, além das 16 coreografias selecionadas para os Palcos Abertos. E segue com participações confirmadas em outros festivais ao longo do ano, como Joaçaba, Chapecó e Lages.
Sobre a participação em festivais, Daniel Perin comenta que “essas conquistas em São Lourenço e em Joinville representam um marco para o Sudoeste. Afinal, os nomes de nossas queridas cidades estão sendo levados e representados em locais cada vez mais distantes. Isso reforça a importância de valorizarmos cada vez mais os artistas locais, que contribuem intensamente para a cena cultural e muitas vezes não recebem o reconhecimento que merecem. É uma honra representar o Cathiusi Studio de Dança e levar o nome de Francisco Beltrão para outros estados”.
Cathiusi complementa dizendo que “mais do que premiações, o mais valioso em tudo isso é o desenvolvimento pleno dos nossos bailarinos, como artistas e como pessoas. Eles aprendem a confiar em si mesmos, a valorizar o trabalho em equipe e a entender que dedicação gera resultado. É uma vivência transformadora, que reforça o papel da dança na formação humana. Também é uma alegria ver famílias inteiras envolvidas, prestigiando espetáculos lindos e levando arte de qualidade à nossa região”. Representar Coronel Vivida e seguir alcançando novos voos é uma grande honra”. Ela agradece ao poder público e aos patrocinadores pelo apoio.
Conheça um pouco esses profissionais:
Daniel Perin é bailarino, professor, coreógrafo e diretor da D15 Cia de Dança. Atua como profissional da dança há 20 anos. Sua carreira como bailarino profissional teve início na Cia Masculina Jair Moraes, em Curitiba, que o levou a teatros renomados da Europa, como o Stadt Theatre, em Ulm, na Alemanha e o Grand Théâtre de Genève, na Suíça, como bailarino convidado. Além disso, participou de projetos independentes na Holanda, Bélgica, Inglaterra e Israel. Realizou imersões artísticas em outros diversos países europeus, expandindo sua abordagem técnica e ampliando sua visão. Atualmente é diretor e fundador da D15 Cia de Dança, companhia dedicada à pesquisa e criação em dança contemporânea e clássica, além de ministrar aulas e coreografar no Cathiusi Studio de Dança, Performance Centro de Artes, Ma Danse e em outros stúdios da região.
Cathiusi Rodrigues Neres é professora, coreógrafa, diretora do Cathiusi Studio de Dança e empreendedora – possui loja de artigos especializados para dança – em Coronel Vivida. Formou-se em Educação Física e em Ballet Clássico e Jazz. Desde 2014, atua no ensino da dança. Com centenas de horas de formação especializada em balé, jazz dance e sapateado americano, é responsável pelas turmas avançadas do Studio e pelas coreografias do grupo competitivo infantil, júnior e sênior.
Ascom com JdeB