A Caixa Econômica Federal liberou o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para moradores de Francisco Beltrão que tiveram perdas com os alagamentos ocorridos em outubro de 2022 e que foram cadastrados pela Defesa Civil do município. Ao todo 3.293 pessoas podem ter acesso aos recursos, com valor máximo de retirada de R$ 6.220,00.
Os saques devem ser solicitados até segunda-feira, dia 30 de janeiro, somente por meio do Aplicativo FGTS. É necessário possuir saldo na conta e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. A solicitação é realizada pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber, sem nenhum custo.
Essas foram as informações repassadas pela Prefeitura de Francisco Beltrão nesta quinta-feira (26), porém, muitos moradores de áreas que foram afetadas diretamente pelas chuvas tiveram uma decepção ao chegar na Assistência Social para solicitar o benefício: seu endereço não constava na lista dos imóveis que foram alagados.
Um morador relatou ao Portal de Beltrão que chegou a receber o cheque da prefeitura após a visita de um agente, que constatou suas perdas. Agora, o mesmo imóvel consta como se não tivesse sido atingido, no mapeamento municipal. Outras pessoas, moradoras do bairro Industrial (local da foto de capa) também tiveram o problema.
O Portal de Beltrão entrou em contato com a Defesa Civil, órgão apontado como responsável pelo mapeamento. Julio Perin, Coordenador da Defesa Civil, relatou à reportagem que apenas as pessoas que realmente tiveram danos seriam contempladas e alegou que o levantamento de dados teria sido feito pela Secretaria de Assistência Social.
Agora, as pessoas atingidas pelos alagamentos e que tiveram o benefício negado aguardam um posicionamento das autoridades.
(casa de moradora atingida pelas cheias, que teve o benefício negado por não constar no mapa de referência, entregue à CAIXA)
Portal de Beltrão