A jovem Alana Pongan dos Santos, estudante do município de Barracão, conseguiu um fato importante em sua vida estudantil. A jovem fez 960 pontos na redação do último Enem. Conversamos com a jovem para conhecer a sua história.
“Consegui 960 pontos na redação do ENEM, fui aprovada para o curso de Animação na UFSC. O curso de animação é da área da arte, da parte que engloba desenhos animados, animações em comerciais, filmes, jogos, etc. Sempre foi um grande atrativo pra mim, a habilidade de contar histórias por meio da minha arte”, destacou Alana.
Segundo a estudante, a sua história foi turbulenta, principalmente durante a pandemia, pois acabou se distanciando um pouco dos estudos.
“A minha história de aprovação foi turbulenta. Meu último ano do ensino médio foi 2020, ano de pandemia. Acabei me distanciando bastante dos estudos, praticamente não absorvi nada com o novo sistema de aulas online e minha nota do ENEM passado me deixou em 150° lugar do curso de animação que eu queria. No ano seguinte, com ensino médio terminado, encontrei-me sem rumo. Tinha um sentimento sufocante de que tinha ficado para trás na vida, pensei até em desistir de fazer o curso. Por mais meio ano, não havia nem começado a me preparar. Quando finalmente retomei o meu caminho, tive que me deparar com a realidade: tinha apenas seis meses pra estudar e recuperar um ano inteiro de conteúdo”, relatou ela.
Ainda, durante a entrevista ao Grupo Tri (Portal Tri, Portal de Beltrão e Portal de São Miguel), ela disse que o processo não foi fácil, cheio de altos e baixos e sempre com a sensação de que os seus esforços não eram suficientes, mas nunca desistiu e seguiu em frente mesmo assim.
Nos dias do ENEM, veio resultado de seus esforços e uma felicidade muito grande de conseguir realizar as provas sem grandes dificuldades. “Eu não conseguia acreditar que tinha ido tão bem”, comemorou Alana.
Quando foram divulgados os resultados, outra surpresa. Ela tinha conseguido 960 pontos na redação. “Desde que comecei a praticar escrever redações a sério, não tinha recebido nenhuma correção, então não fazia ideia da qualidade delas, principalmente tendo conseguido apenas 620 na redação do ENEM anterior”.
Segundo a estudante a redação acabou sendo mais tranquila do que o esperado.
“A redação em si foi muito mais tranquila do que eu estava esperando. Após ler os textos motivadores, já entendi do que se tratava o assunto e sabia como prosseguir com o meu texto em cada uma de suas partes. Sabia como iniciar, como argumentar e que proposta iria fazer. Entretanto, não esperava que conseguiria ir tão bem assim”, afirmou Alana.
Sobre o vestibular que realizou para a UFSC, ela comenta que foi um evento meio "louco". “Fiz um vestibular específico para a UFSC também. Quando as notas foram divulgadas, já tive certeza de que era suficiente para ser aprovada. Era um acontecimento muito louco, ter certeza de que eu conseguiria ser aprovada numa federal, e no curso que eu sempre quis”.
No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), programa do Ministério da Educação, Alana estava classificada em 2º lugar de 4 vagas até o último dia, e tinha pontuação suficiente para ser aprovada na UFPEL, em Pelotas/RS, no mesmo curso. No entanto, a aprovação veio pelo vestibular, aonde conseguiu o 5º lugar, classificada em primeiro período.
“Receber esses resultados foi como poder encontrar eu do passado pessoalmente, abraçá-la e dizer que nossos esforços foram sim suficientes. Isso me trouxe uma felicidade de espírito inimaginável, de dever cumprido, de quão longe eu consegui chegar. Agora, uma porta nova se abre pra mim, uma direção em que consigo seguir meus sonhos e me esforçar para conquistar meus objetivos de carreira, trabalhando com o que gosto. Poderei começar uma vida nova, em um lugar novo e cheio de oportunidades”, comemorou a estudante.
Já para a mãe Anne Porgan o sentimento é de orgulho e felicidade pela conquista da filha.
“Minha filha Alana aprovada em 2 universidades federais e com nota 960 na redação. Orgulho e felicidade são as palavras para expressar o que estou sentindo. Eu sempre soube que minha filha era muito inteligente. Sempre foi uma aluna de destaque e tinha muita facilidade na escola. É um sentimento muito gratificante ver a conquista dela. Estamos apoiando e temos a certeza de que seu futuro será brilhante”, finalizou Anne.
Portal de Beltrão