A Quaresma de 2026 inicia nesta quarta-feira, dia 18, na Quarta-feira de Cinzas, e segue até a quinta-feira, dia 2 de abril, que antecede a Sexta-feira Santa. Para a Igreja Católica, o período é considerado um tempo de graça e preparação para a celebração da Páscoa do Senhor.
Durante esses 40 dias, a Igreja recorda o tempo em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demônio. Tradicionalmente, os cristãos são chamados à oração, ao jejum e à caridade, vivendo um período de penitência e reflexão.
A Quaresma termina na Quinta-feira Santa, pois a partir da tarde desse dia tem início o Tríduo Pascal, considerado um dos momentos mais importantes do calendário litúrgico. O Tríduo compreende as celebrações da Sexta-feira Santa, do Sábado de Aleluia e, finalmente, da Páscoa.
Neste tempo, inúmeras práticas devocionais são observadas pelos fiéis. Entre elas, a realização da Via-Sacra às sextas-feiras, a oração dos Mistérios Dolorosos do Rosário, a veneração da imagem do Cristo morto, além do exame de consciência e da confissão.
Oeste Mais