Notícias

Após morte do cão Orelha, deputado de SC propõe internação de menores por maus-tratos a animais

Projeto do deputado federal Jorge Goetten quer alterar ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e prevê internação de menores que praticarem violência grave contra animais

Após morte do cão Orelha, deputado de SC propõe internação de menores por maus-tratos a animais
Foto: Divulgação/Redes Sociais | Após morte do cão Orelha, projeto de lei prevê internação de menores que praticarem violência contra animais


Um projeto de lei prevê que menores de idade que praticarem agressões graves contra animais sejam internados. A proposta surge após a morte do cão Orelha, na Praia Brava, em Florianópolis, que ganhou repercussão nacional e mobilizou protestos. O animal foi espancado por adolescentes.

Atualmente, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) prevê internação apenas em casos de violência ou ameaça grave contra pessoas. A nova medida, elaborada por Jorge Goetten (Republicanos), deputado federal por Santa Catarina, estende as punições para casos de maus-tratos graves aos animais.

Segundo o parlamentar, o projeto está pronto e será protocolado no primeiro dia após o recesso legislativo, que termina em 1º de fevereiro. O objetivo é “responsabilizar, prevenir novos casos e proteger a sociedade”.

“Um cão dócil, cuidado pela comunidade, foi morto de forma brutal em Florianópolis. A violência foi praticada por menores de idade e escancarou uma falha grave na legislação. Hoje, o ECA só permite internação quando há violência contra pessoas. Mesmo diante de atos extremos de crueldade contra animais, a resposta do estado é limitada”, destacou Goetten sobre o caso Orelha.

Lei Orelha: projeto quer endurecer pena por maus-tratos aos animais

Um projeto de lei de autoria do deputado estadual Mário Motta (PSD) intitulado de “Lei Orelha” propõe o endurecimento das penas para crime de maus-tratos contra animais em Santa Catarina, como o ocorrido com o cão Orelha. O documento foi apresentado na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) na segunda-feira (26).

O projeto de lei propõe mudanças na responsabilização administrativa em casos de maus-tratos contra animais quando praticados por menores de idade.

Sendo aprovado, pais ou responsáveis também passam a ser responsabilizados administrativamente quando o crime for praticado por menores que estão sob sua tutela. Neste caso, uma multa será aplicada e ela dobra em casos de lesões graves e triplica em caso de morte do animal.

Nova lei de proteção aos animais comunitários em SC

O governador Jorginho Mello (PL) sancionou, na última quinta-feira (22), uma nova lei em Santa Catarina, instituindo a Política Estadual de Proteção e Reconhecimento do Cão e Gato Comunitário. A medida ocorreu em meio às investigações sobre a morte do cão Orelha.

A lei 19.726, de autoria do deputado estadual Marcius Machado (PL), garante que esses animais também sejam protegidos pela sociedade e poder público. A medida proíbe remoção, restrição de movimento, ou transferência dos animais comunitários sem justificativa técnica e sem aviso aos cuidadores identificados.

Cão Orelha morreu após ‘lesão contundente na cabeça’, afirma laudo

O cão Orelha, que morreu após ser agredido por adolescentes na Praia Brava, sofreu uma “lesão contundente” na cabeça, segundo o laudo. “Ele teve uma lesão contundente, que pode ter sido causada por um pedaço de pau, garrafa ou outro objeto. Foram lesões na cabeça”, detalhou a delegada Mardjoli.

“O cão foi socorrido com vida por moradores e levado ao atendimento veterinário. Ele morreu durante as manobras de salvamento”, afirma a delegada. As agressões ocorreram no início do mês. Orelha morreu no dia 5 de janeiro.

ND+

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Quinta
Máxima 30º - Mínima 18º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Sexta
Máxima 30º - Mínima 17º
Períodos nublados com chuva fraca

Sábado
Máxima 31º - Mínima 18º
Períodos nublados com chuva fraca

Domingo
Máxima 31º - Mínima 17º
Períodos nublados

Segunda
Máxima 32º - Mínima 16º
Períodos nublados com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.