A Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer, de Pato Branco, iniciou a fase final das obras de ampliação do Hospital do Câncer, marcando um novo momento na história da instituição. Segundo a presidente da fundação, Cirene Miotto, o projeto, idealizado há cerca de cinco anos, permitirá oferecer mais espaço físico e fortalecer os atendimentos prestados aos pacientes oncológicos.
Com recursos provenientes de emendas impositivas pagas pelo Executivo no fim do ano passado, a nova área terá aproximadamente 365 m², incluindo consultórios, recepção ampliada e cozinha, pensada para acolher pacientes que chegam cedo, muitas vezes vindos de outros municípios, podendo ser atendidos inclusive com café da manhã. Embora o contrato com o município preveja até oito meses para a conclusão, os responsáveis pelas obras estimam que o serviço seja finalizado em cinco meses.
Atualmente, a fundação atende cerca de 25 municípios , 15 da 7ª Regional de Saúde do Paraná e 10 do Oeste de Santa Catarina, recebendo entre 850 a mil pacientes por mês. Com a ampliação, a instituição reforça seu compromisso social e se consolida como referência regional no apoio ao tratamento do câncer.
Ascom