O domingo, 7 de dezembro, às 10h30min, foi histórico para a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, na Capela da Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão), com a solene Celebração da Santa Missa de Admissão às Ordens Sacras dos 38 candidatos ao Diaconado Permanente. Foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edgar Xavier Ertl, concelebrada pelo Pe. Geraldo Macagnan (Vigário Geral da Diocese e Presidente da Comissão da Escola São Lourenço de Diáconos Permanentes), demais presbíteros e diácono.
Em entrevista à Pascom Diocesana, Dom Edgar disse que foi um momento de grande alegria para a Igreja Diocesana: “Admissão significa acolhimento daqueles que em breve serão ordenados diáconos, servidores da Caridade, da Palavra e do Altar. Ordem Sacra é aquilo que consagra a própria vida, já consagrados no batismo, agora consagrados para o ministério de diáconos. Homens que, a exemplo de Jesus Cristo, vão transmitir a Palavra, em especial, a característica fundamental de um diácono é o exercício da caridade”. Ressaltou o Bispo que com esperança e alegria, os 38 candidatos foram admitidos, sendo uma uma graça e uma bênção a esta Igreja Diocesana”.
A última etapa da Escola São Lourenço de Diáconos Permanentes, iniciada em 2019, ocorreu nos dias 5 a 7 de dezembro de 2025. A Escola trabalhou as quatro dimensões fundamentais: humano-afetiva, espiritual, intelectual e pastoral. Conforma Pe. Geraldo, coroando os ensinamentos ainda temos a dimensão comunitária: “Onde, de fato, se vive todas as dimensões que congregam para esse momento. Foi uma Escola tranquila, mesmo com o período da pandemia, conseguiu atingir seus objetivos propostos no início e aprovados pelo Conselho de Presbíteros e pelo nosso Bispo Diocesano Dom Edgar.
Agora, na sequência estão programados momentos significativos, como as celebrações do tríduo em preparação para a ordenação, diz: “O tríduo vai refletir sobre a vida e a missão do diácono na comunidade. Mesmo a comunidade paroquial que não tem diácono, é convidada realizar o tríduo, porque o diácono é da Igreja Diocesana, hoje ele pode estar em uma Paróquia, amanhã em outra.”
Informou Pe. Geraldo que o próximo passo é o Retiro Espiritual a ser realizado nos dias 5 a 8 de fevereiro, na Casa de Formação Divino Mestre, em preparação para a ordenação. Posteriormente, no dia 15 de fevereiro, às 14h30min, na Concatedral Nossa Senhora da Glória (Francisco Beltrão) acontecerá a celebração de Ordenação Diaconal dos 38 candidatos. Após, voltarão para suas paróquias onde desempenharão o trabalho de serem servidores da comunidade.
ascom