O primeiro júri popular do novo Fórum da Comarca de Francisco Beltrão, previsto para ocorrer nesta quinta-feira, 4, precisou ser transferido para o dia 12 de fevereiro de 2026. A mudança foi necessária porque o plenário do Tribunal do Júri passou por uma breve interdição antes mesmo da realização da primeira sessão.
O réu Robert Elivelton Alves Gonçalves, 22 anos, seria julgado pelo Tribunal do Júri acusado de homicídio qualificado. O crime ocorreu em 6 de abril de 2024, em um estabelecimento localizado na Rua Dom Agostinho José Sartori, no Bairro São Cristóvão.
De acordo com Edinete Beltrame de Oliveira, servidora do judiciário e integrante da direção do Fórum, uma estrutura metálica instalada no plenário ficou aquém do necessário para sustentar as placas do forro. A construtora responsável foi comunicada e tomou as primeiras providências. Uma placa de madeira chegou a cair do teto durante a semana, o que gerou preocupação entre os servidores. O arquiteto do Tribunal de Justiça e o engenheiro da construtora foram acionados e, por decisão conjunta, optaram por realizar os reparos antes de liberar o espaço para uso.
Além do problema estrutural, o plenário do júri do antigo fórum ainda abriga diversos móveis provenientes dos Juizados Especiais Cível e Criminal. Como a sala locada anteriormente teve o contrato encerrado em 1º de dezembro, os equipamentos foram temporariamente transferidos para o antigo prédio.
Segundo o arquiteto Alessandro Botega, servidor do Tribunal de Justiça, o suporte do forro não oferece sustentação adequada para garantir a fixação das placas. Ele explica que todo o forro será removido e reinstalado, processo que deve levar cerca de uma semana. “Com a movimentação da estrutura, com um vento, por exemplo, pode mexer no encaixe e acabar soltando. Então será feita uma trava auxiliar para garantir 100% da fixação. Não vai cair o forro, mas, para ter segurança maior, decidimos deixar isolada a área até uma solução definitiva”, afirmou. O Fórum da Comarca entra em recesso no dia 20 de dezembro e retoma as atividades em 6 de janeiro de 2026.
JdeB