Durante a inauguração, o prefeito Antonio Pedron destacou o trabalho conjunto para tornar o projeto realidade.
"Esse projeto vem sendo debatido desde o ano passado. Ainda no começo de 2025 iniciamos as tratativas para usar esse local. Investimos recursos próprios, com equipe do município e apoio de parceiros, e hoje concretizamos um passo importante para o tratamento adequado do autismo", afirmou.
O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais e regionais, entre elas os secretários Rosa Vandresen (Educação) e Edson Concelier (Saúde), o padre Nelson Maróstica, o deputado estadual Wilmar Reichembach, vereadores, a primeira-dama Rose Pedron, e representantes da comunidade. O instituto homenageia a psicóloga Maria de Fátima Peres de Oliveira, pioneira no atendimento a pessoas com TEA em Beltrão, e será coordenado por Elysa Thomé, atual diretora do Cemaem.
O novo espaço conta com salas multifuncionais, auditório, quadra, jardim, refeitório e um espaço família, onde os pais podem aguardar os atendimentos. A estrutura original foi preservada, mas recebeu melhorias para atender às novas funções.
Os atendimentos começam na próxima semana com uma equipe de 23 profissionais especializados em diversas terapias. Mais de 160 crianças e adolescentes atualmente acompanhados pelo Cemaem passarão a ser atendidos no novo local, que também ajudará a reduzir a fila de espera por esse tipo de serviço.
Durante o evento, o prefeito fez agradecimentos à família Peres Oliveira e às instituições parceiras que contribuíram para a reforma do espaço, entre elas Rotary Alvorada, CDL, Sicoob, Sicredi, Marel, Schneider Ferramentas e outros apoiadores.
"Esse projeto mostra o espírito de união e parceria para viabilizar as melhorias que nossa sociedade precisa. Nosso muito obrigado", concluiu Pedron.
Ascom