A mobilização dos moradores de Francisco Beltrão em prol dos atingidos pelo tornado, em Rio Bonito do Iguaçu, arrecadou ao menos 35 toneladas de mantimentos. Os produtos foram repassados por meio de uma iniciativa da Prefeitura, que convocou a população e montou uma força tarefa com voluntários para receber e enviar os donativos. Play Video Em menos de dez horas de ação, Beltrão carregou seis caminhões e uma van com itens de necessidade básica.
O envio da primeira carga foi acompanhada pelo prefeito Antonio Pedron, que se deslocou a Rio Bonito do Iguaçu e colocou estrutura e suporte de Beltrão à disposição do município afetado pelo tornado. “Nossa cidade por vezes já foi atingida por desastres naturais e sempre recebemos a solidariedade de outros municípios; agora estamos retribuindo e orgulhosos da resposta rápida que o beltronense deu a nossos irmãos, que estão tendo que praticamente reconstruir sua cidade e suas vidas, sem falar no desastre de perdas humanas”, citou o prefeito Pedron, que estava acompanhado da primeira dama Rose. A mobilização arrecadou roupas, calçados, colchões, alimentos, itens de higiene e limpeza e ração para animais. A iniciativa contou com a colaboração de voluntários, empresários, do Exército, igrejas, entidades e clubes de serviço.
Coleta centralizada Neste domingo, as doações estão suspensas em Francisco Beltrão. Agora a Prefeitura organiza uma logística mais adequada às necessidades da população de Rio Bonito do Iguaçu, com triagem e foco em itens mais necessários aos moradores neste momento.
A partir de segunda-feira (10), o ponto de coleta central passa a ser o Banco de Doações, onde uma equipe fará a triagem, identificação e montagem de kits para serem enviados. O espaço está localizado na Rua Mandaguari, 201, próximo ao Detran.
O que doar: Alimentos não perecíveis Fraldas infantis Itens de higiene Cobertores Ração pet.
Ascom