"Nós reconhecemos que as filas são um gargalo, porque por um lado a demanda cresceu e por outro tivemos problemas financeiros, já que trabalhamos neste ano com um orçamento reduzido. Mas a saúde sempre é prioridade. Fomos atrás de recursos, reorganizamos as finanças e estruturamos esse programa para agilizar os procedimentos", afirmou o prefeito, acompanhado do secretário de Saúde, Edson Concelier, e da vereadora da bancada da Saúde, Aline Biezus.
De forma imediata, a Secretaria Municipal de Saúde está convocando cerca de 300 pacientes por mês para avaliação e realização de cirurgias eletivas em diversas especialidades. Também estão previstos mil exames de ultrassom mensais, além de tomografias, colonoscopias, endoscopias e ressonâncias.
Os atendimentos serão realizados por meio de parcerias com o Consud, Hospital Deus Menino, Hospital São Francisco e Hospital Intermunicipal.
Pedron destacou que a Prefeitura vem ampliando a busca por recursos estaduais e federais para custeio da Saúde.
"Estamos ganhando um fôlego neste fim de ano porque desde janeiro estamos trabalhando na obtenção de verbas para complementar o nosso orçamento, e por isso agradecemos muito aos deputados e apoiadores que têm contribuído com este processo", disse.
Novos equipamentos para a rede de saúde
Durante o anúncio, também foram apresentados novos equipamentos adquiridos para fortalecer a rede municipal. A Secretaria de Saúde recebeu um raio-X móvel para a UPA, além de monitores, camas novas, um raio-X fixo, ventilador pulmonar, gerador e outros aparelhos.
Os investimentos visam melhorar a estrutura e a qualidade do atendimento tanto na UPA quanto na Unidade 18 Horas.
Ascom