Notícias

Mais dois colégios estaduais vão ofertar ensino integral em 2026

Na cidade, quatro colégios passarão a atender os alunos em dois turnos

Mais dois colégios estaduais vão ofertar ensino integral em 2026
Foto: Flávio Pedron/JdeB

O NRE de Francisco Beltrão anunciou a ampliação da oferta de colégios públicos com atendimento em tempo integral para 2026. A informação foi divulgada pelo chefe do NRE, professor Paulo Schwalm.

Duas unidades passarão por mudanças no regime de atendimento. O Ceep Sudoeste (Colégio Agrícola), que já funcionava com aulas e atividades durante todo o dia, incluindo internato para alguns alunos, agora será formalmente reconhecido como colégio de tempo integral. Segundo o professor Schwalm, essa mudança na classificação permite que a unidade tenha acesso a financiamentos e verbas específicas, como as destinadas à aquisição de insumos e equipamentos.

Outra instituição que adotará a jornada estendida é o Colégio Estadual Leo Flach, localizado no Bairro Padre Ulrico. A partir de 2026, a unidade oferecerá educação em tempo integral para os alunos do Ensino Fundamental, totalizando nove aulas diárias. Estes alunos receberão café da manhã, almoço e lanches intermediários no colégio. O Ensino Médio e o Técnico do Colégio Leo Flach manterão o turno regular de seis aulas diárias.

O chefe do NRE destacou que a implantação do tempo integral no Colégio Leo Flach atende a uma demanda da comunidade do Bairro Padre Ulrico, caracterizada por vulnerabilidade social. A medida permitirá que os estudantes sejam atendidos durante a manhã e à tarde.

Com as novas inclusões, o Núcleo de Beltrão contabilizará 24 colégios com oferta de tempo integral. Somente em Beltrão, quatro colégios passarão a operar neste formato: Colégio Industrial, Cristo Rei, Ceep Sudoeste e Leo Flach.

O Núcleo também anunciou novos cursos técnicos gratuitos para Beltrão em 2026: Técnico em Gastronomia, com oferta no Colégio Industrial, e Técnico em Inteligência Artificial (IA), com oferta no Colégio Mário de Andrade.

As demais ofertas de cursos técnicos já existentes, como Técnico em Edificações, Técnico de Administração e Técnico de Enfermagem continuarão disponíveis nos colégios da região.

Marcia Kopp, diretora do Centro Estadual de Educação Profissional  do Sudoeste do Paraná (Colégio Agrícola), confirmou que a instituição será incorporada ao ensino técnico em tempo integral. “Nós já somos um colégio integral, só que agora de ensino técnico integral a partir de novembro para o início de 2026. A grade de 2026 é do novo ensino médio paranaense. Continuaremos como colégio agrícola, curso é o Técnico Agrícola integral. As atividades serão as mesmas já aplicadas. Mas a grade muda pelo ensino médio paranaense.”

JdB

 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Terça
Máxima 29º - Mínima 15º
Períodos nublados

Quarta
Máxima 30º - Mínima 17º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Quinta
Máxima 30º - Mínima 16º
Céu limpo

Sexta
Máxima 27º - Mínima 19º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 22º - Mínima 14º
Céu nublado

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.