O governador Carlos Massa Ratinho Junior reafirmou, nesta sexta-feira (31), em Londrina, o compromisso do Paraná com a manutenção e ampliação das APAEs e escolas de Educação Especial. A declaração foi uma resposta ao novo decreto federal que pressiona os estados a incluir alunos com deficiência exclusivamente em salas comuns.
Ratinho Junior criticou a medida e destacou que o Estado investe cerca de R$ 500 milhões por ano na educação especial, mantendo atualmente 350 APAEs que atendem aproximadamente 45 mil alunos. O governo também está construindo 17 novas unidades, duas já entregues em Nova Laranjeiras e Flor da Serra do Sul, com estrutura moderna, acessível e voltada para terapias e apoio pedagógico.
O governador defendeu o que chamou de “inclusão responsável”, garantindo o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes com deficiência por meio de ambientes preparados e profissionais capacitados. O investimento total previsto até 2027 é de R$ 1,9 bilhão em parcerias com entidades filantrópicas.