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Grupo Pátria vence disputa pelo Lote 5 das rodovias do Paraná

Grupo Pátria apresentou desconto de 23,83% na tarifa básica. Oito rodovias estaduais e três federais que passam por 16 cidades do estado ficarão sob administração da empresa por 30 anos.

Grupo Pátria vence disputa pelo Lote 5 das rodovias do Paraná
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
A Reune Rodovias Holding II S.A, do Grupo Pátria Investimentos, arrematou o Lote 5 do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná. O resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira (30), pela Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. O desconto para a tarifa básica de pedágio ofertado pela empresa foi de 23,83%.

Cinco rodovias estaduais e três federais que passam por 16 cidades do estado ficarão sob administração da empresa por 30 anos. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o consórcio assume o trecho em até 30 dias após a assinatura do contrato, que está prevista para ocorrer em fevereiro de 2026.

O lote inclui extensão de 432,77 quilômetros das rodovias das regiões Oeste e Noroeste. As rodovias beneficiadas serão as federais, BR-163, BR-369, BR-467; e estaduais, PR-158, PR-317, PR-467, PR-977 e PR-978.

Veja onde estarão as praças de pedágio:

  • Quilômetro 225 da BR-163 em Cascavel - Será instalada;
  • Quilômetro 313 da BR-163 em Terra Roxa - Será instalada;
  • Quilômetro 476 da BR-369 em Corbélia - Já existe;
  • Quilômetro 360 da BR-369 em Mamborê - Já existe;
  • Quilômetro 129 da PR-317 em Floresta - Já existe.

Investimento

O contrato prevê o investimento de cerca de R$ 11,7 bilhões. Com o valor, as rodovias deverão ser beneficiadas com 238 quilômetros de duplicações, 20 quilômetros de vias marginais e 3,7 quilômetros destinados à implantação de contornos, como o de Guaíra. Além disso, estão previstos 12 quilômetros novos de rodovias, 55 obras de arte especiais - viadutos e pontes -, cinco passarelas para pedestres, 12 km de ciclovias e três passagens de faunas.

Lista de cidades atendidas pelo trecho:

  1. Campo Mourão;
  2. Cascavel;
  3. Corbélia;
  4. Engenheiro Beltrão;
  5. Floresta;
  6. Guaíra;
  7. Juranda;
  8. Mamborê;
  9. Marechal Cândido Rondon;
  10. Maringá;
  11. Mercedes;
  12. Peabiru;
  13. Quatro Pontes;
  14. Terra Roxa;
  15. Toledo;
  16. Ubiratã.

Disputa

Na abertura dos malotes com propostas, a Reune Rodovias Holding II S.A, apresentou proposta de 23,83%. Em segundo lugar, ficou a Way Concessões S.A., que propôs desconto de 16,70%.

Como as empresas fizeram ofertas com diferenças acima de cinco pontos percentuais, não houve a necessidade de realizar lances ao vivo, conforme as regras do leilão.

Outros lotes

O fim do contrato com as antigas concessionárias ocorreu em agosto de 2021 e o edital de licitação do lote 1 foi publicado em maio de 2023. Neste período as estradas ficaram sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Para a concessão do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná, o estado foi dividido em seis lotes, com rodovias estaduais e federais. Cada lote é leiloado separadamente.

A responsável pelo lote 1 é a Via Araucária, com a concessão de 473 quilômetros. Nos pacotes estão trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, localizadas nas regiões central, Campos Gerais e Curitiba. As tarifas dos pedágios estão ativas desde março deste ano.

Já o lote 2, no Norte Pioneiro, Campos Gerais e Curitiba, está sob responsabilidade do grupo EPR Litoral Pioneiro. Com mais de 600 quilômetros, estão BR-153, BR-277, BR-369, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. Assim como o primeiro, as tarifas são cobradas desde março.

O lote 3 ficou sob responsabilidade da concessionária CCR S/A. O lote inclui 569 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090, dentro da Malha Norte. Os trechos fazem a ligação da região norte do estado com a BR-277, até o Porto de Paranaguá, no litoral.

As rodovias federais, BR-272, BR-369 e BR-376; e estaduais, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, que cortam as regiões Norte e Noroeste do Paraná ficaram sob responsabilidade do grupo EPR. O consórcio venceu o leilão do lote 4 e vai administrar uma extensão de 627,52 quilômetros.

O grupo EPR também venceu o leilão pelo Lote 6 e foi o único concorrente. Ele ficou responsável por 662 quilômetros de rodovias federais e estaduais. São elas: BR-163, BR-277, e PR-158, PR-180, PR-182, PR- 280 e PR-483.

G1

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