Uma briga em uma casa noturna nas proximidades do prolongamento da Avenida Júlio Assis Cavalheiro, em Francisco Beltrão, resultou em lesões corporais a profissionais de saúde na madrugada do último domingo (12). O incidente ocorreu por volta das 2h15, quando uma ambulância atendia um indivíduo desmaiado em frente ao estabelecimento.
Durante o atendimento, iniciou uma nova rixa dentro do local. Em meio à confusão, uma mulher buscou refúgio na ambulância, sendo perseguida por outra que portava uma barra de ferro. A agressora atingiu o motorista e a enfermeira da equipe de socorro, causando ferimentos.
Após conseguirem se afastar, os profissionais retiraram a ambulância do local. Quando a Polícia Militar chegou, os agressores já haviam fugido. As vítimas foram orientadas sobre como representar criminalmente e manifestaram interesse em responsabilizar os autores. A técnica enfermagem do Samu foi à delegacia prestar depoimento e a Polícia Civil está investigando o caso.
Cristian reforça que quem mais sofre com esse tipo de situação é o paciente, pois a violência desvia a atenção dos socorristas e compromete a agilidade do atendimento. “Em casos de urgência e emergência, cada segundo é crucial para garantir a melhor resposta possível”, ressaltou.
Conforme orientação do Samu, quando há risco de agressão ou insegurança, as equipes devem se retirar do local e retornar apenas com apoio da polícia, a fim de preservar a integridade dos profissionais e garantir a segurança do atendimento.
Ciruspar/Samu 192 emite nota de repúdio sobre agressão a socorrista
O Consórcio Intermunicipal de Urgência do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), responsável pela gestão do Samu 192 Sudoeste, manifesta repúdio e indignação diante da agressão sofrida por uma técnica de enfermagem durante um atendimento de urgência, na madrugada de domingo, 12, em Beltrão.
A equipe do Samu 192 foi acionada pela Central de Regulação Médica para socorrer um paciente em crise convulsiva em um estabelecimento comercial no Bairro Industrial. Ao chegarem ao local, a técnica de enfermagem e o condutor socorrista foram surpreendidos por duas mulheres que invadiram a ambulância. Durante a confusão, uma delas desferiu golpes com uma barra de ferro, atingindo a profissional do Samu em um dos membros inferiores.
Ascom /JdB