A Procuradoria do Idoso da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão irá realizar nesta quinta-feira (09), a partir das 13h00, no Espaço da Arte, um grande encontro com foco nos direitos da pessoa idosa, com o tema "Informação, Proteção e Cidadania".
O evento conta com parcerias da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Ordem dos Advogados do Brasil (Subseção de Beltrão), através da Comissão dos Direitos do Idoso, e da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, com a presença confirmada da secretária Leandre Dal Ponte.
A programação inclui palestra, apresentação teatral, mutirão para emissão da Carteira da Pessoa Idosa, atendimento jurídico patrimonial, entrega do Estatuto da Pessoa Idosa e coffee break. O Procurador da Pessoa Idosa da Câmara, vereador Silmar Gallina, afirma que a iniciativa é um esforço conjunto para garantir dignidade e informação à população idosa.
"É uma oportunidade para fortalecer a cidadania e garantir que as pessoas idosas conheçam e exerçam seus direitos. A emissão da Carteira da Pessoa Idosa Paranaense, o atendimento jurídico e as atividades educativas mostram, na prática, o compromisso da Câmara, da Secretaria Estadual, da Prefeitura e da OAB com a proteção e o respeito a essa parcela tão importante da nossa população", destaca Gallina.
Ele ressalta ainda que é a primeira vez que a Câmara realiza um evento desta magnitude dirigido aos idosos, através da Procuradoria criada neste ano. O encontro é aberto a todos os idosos, com grande mobilização e logística preparada para que todos possam participar.
Carteira da Pessoa Idosa
A Carteira da Pessoa Idosa Paranaense é um documento que assegura benefícios no transporte intermunicipal dentro do Estado. Pessoas idosas a partir dos 65 anos, inscritas no CadÚnico e com renda mensal inferior a dois salários mínimos, podem viajar gratuitamente ou com 50% de desconto em passagens de ônibus intermunicipais.
A secretária Leandre Dal Ponte destaca que o mutirão realizado nesta quinta-feira em Beltrão integra a política estadual de ampliação do acesso a direitos e fortalecimento da cidadania da pessoa idosa. "A Carteira da Pessoa Idosa Paranaense é um instrumento de autonomia e inclusão. Nosso propósito é aproximar os serviços da população e assegurar que cada pessoa idosa, em qualquer região do Paraná, tenha seus direitos respeitados e possa exercer plenamente sua cidadania", afirma a secretária.
Assessoria