Notícias

Indústria da construção não para de crescer no Sudoeste

Até a década de 1980 havia poucas construtoras no Sudoeste e o número daquelas que se dedicavam às grandes obras era menor ainda

Indústria da construção não para de crescer no Sudoeste
Foto: Divulgação | O setor emprega 2.105 trabalhadores

A indústria da construção na região Sudoeste está em pleno desenvolvimento. Nas décadas de 1950 a 1980, muitas das construções eram feitas utilizando madeira, devido à abundância de matéria-prima e à grande quantidade de serrarias.

No decorrer das décadas, o segmento de construção civil em concreto foi ganhando espaço e a preferência. Vieram grandes construções, como as usinas hidrelétricas no Rio Iguaçu e no Rio Chopim, igrejas, as primeiras grandes indústrias nas áreas de alimentos e metal-mecânico.

Até a década de 1980 havia poucas construtoras no Sudoeste e o número daquelas que se dedicavam às grandes obras era menor ainda.

Diversificação das empresas

Com o desenvolvimento do setor, surgiram empresas diversificadas para atender aos diversos tipos de demandas. Há grandes empresas de construção geral, de pequenas hidrelétricas, de pavimentação asfáltica e silos para armazenagem de grãos.

Mas recentemente surgiram empresas de concreto usinado, que agilizam o trabalho nas obras, de blocos em concreto – residencial ou empresarial –, paver, pré-moldados, terraplenagem e piso em concreto usinado.

O engenheiro civil e sócio-proprietário da Construtora Sudoeste, de Francisco Beltrão, Odair Serraglio, destaca que no segmento são mais de dez mil itens.

Vinícius Perin, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná (Sudenge), complementa dizendo que “uma cadeia gigantesca está incorporada na construção civil, que muitas vezes as pessoas não vêm ou não têm conhecimento”.

Expansão e crédito

As linhas de crédito, que há 30 anos eram restritas, hoje são amplas e oferecidas por diversas instituições públicas e privadas. Essa oferta de crédito fomentou muito o segmento e o surgimento de novas construções em toda a região.

Outros fatores também explicam o crescimento do setor: a concentração de mais moradores nas cidades, aumento da renda per capita, o retorno de muitos filhos dos pioneiros após a formatura em cursos superiores em grandes centros.

A instalação de novas indústrias teve impactos indiretos na construção civil, porque elas atraem outros investimentos e investidores, que constroem novas casas, salas comerciais e prédios residenciais.

“Esses investimentos aumentam a incidência de dinheiro girando na nossa região, mas também têm um impacto social muito grande. Vemos essa diferença que vem acontecendo na estruturação da região Sudoeste, principalmente nos últimos 15 a 20 anos, atraindo cada vez mais gente, seja das cidades menores, próximas aos três polos hoje que nós temos na região do Sudoeste: Francisco Beltrão, Pato Branco e Dois Vizinhos. Elas acabam trazendo moradores das cidades próximas, tanto pela qualidade de vida, mas principalmente pela oferta de empregos e também investidores”, destaca Vinicius Perin, da Sudenge.

Educação e mão de obra

A implantação das universidades em várias cidades também foi outro fator que contribuiu para o fortalecimento da construção, com os novos cursos de engenharia civil e arquitetura e tecnólogos. Muitos dos egressos das universidades abriram seus escritórios ou construtoras.

Atualmente, o setor enfrenta um desafio comum a outros segmentos econômicos: a escassez de trabalhadores. Há muitas vagas disponíveis e a remuneração é boa mas, mesmo assim, faltam candidatos para preencher as vagas.

Outro fator que inibe mais investimentos e uma maior movimentação do setor são as altas taxas de juro.

Novas soluções tecnológicas

Apesar dos problemas econômicos do Brasil, os lançamentos de condomínios residenciais e salas comerciais continuam ocorrendo, principalmente nas cidades de Francisco Beltrão e Pato Branco.

Novas tecnologias e soluções, gradativamente, vão sendo disponibilizadas pelos profissionais e construtoras para os clientes.

Há alguns anos surgiram empresas de casas pré-fabricadas em concreto, de blocos em concreto para instalação de empresas vários segmentos, a ampliação do uso de lajes protendidas nos edifícios e do steel frame, em estrutura metálica, uma obra mais rápida.

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Quinta
Máxima 24º - Mínima 13º
Períodos nublados com chuva fraca

Sexta
Máxima 26º - Mínima 13º
Períodos nublados com chuva fraca

Sábado
Máxima 27º - Mínima 13º
Períodos nublados com chuva fraca

Domingo
Máxima 26º - Mínima 18º
Períodos nublados com chuva fraca

Segunda
Máxima 27º - Mínima 16º
Períodos nublados com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.