Um barracão com cerca de 9 mil m² dentro do complexo penal de Francisco Beltrão vai abrigar a maior indústria de bags das Américas. A Rafitec foi oficialmente inaugurada nesta quinta-feira (11) em um evento com o prefeito Antonio Pedron, a diretora-geral da Polícia Penal do Paraná, Ananda Chalegre, e o diretor da Rafitec, Jacir Padilha.
"É algo inédito para a região, que conta com apoio do Município, e que vai trazer novas perspectivas para muitas pessoas", destacou o prefeito Pedron, se referindo ao modelo de indústria penal. "Quando falamos em ressocialização, na prática é isso: dar trabalho, dignidade e a chance de um recomeço diferente para quem está preso", completou.
A nova indústria vai se chamar Big Bag Beltrão e irá produzir bags de ráfia, destinadas ao transporte de areia, grãos, fertilizantes, açúcar e outros produtos. A estimativa é produzir 1.500 toneladas de big bags por mês, empregando inicialmente cerca de 450 detentos. Nos próximos meses, a produção e o número de empregos podem dobrar com a implementação do segundo turno.
A empresa vai utilizar a mão de obra de detentos, que passam a receber salário e terão remição de pena - a cada três dias de trabalho, um a menos no tempo de detenção. As penitenciárias industriais são um formato existente em algumas unidades do Deppen, mas a inciiativa em conjunto com a Rafitec é a primeira da região neste modelo.
Apoio do Município
Representantes do Vaccaro Group (holding da qual a Rafitec faz parte), de forças de segurança e do Judiciário também acompanharam a cerimônia de inauguração da nova indústria, que já vinha operando com menor capacidade no local. O Município vem dando suporte à iniciativa desde 2023 e firmou neste ano o termo de compromisso para a instalação, garantindo a área e terraplanagem para a construção do barracão. Um novo espaço está sendo iniciado.
Ascom