Na celebração dos 40 anos de carreira teatral, o ator e diretor Vilmar Mazzetto recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. A Moção de Aplausos, de autoria do vereador Silmar Gallina, foi entregue durante sessão realizada na segunda-feira (08), com a presença de artistas, familiares, amigos do homenageado e do coordenador do Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Cultura, Gabriel Elvas.
“Conceder esta honraria ao Vilmar, é reconhecer publicamente a sua brilhante trajetória na área cultural, educacional e social, bem como demonstrar a gratidão do Poder Legislativo e da comunidade pelas relevantes contribuições que prestou e continua prestando para o desenvolvimento artístico em toda a região Sudoeste”, destaca o vereador Gallina.
De origem humilde, Mazzetto exerceu diversas atividades laborais desde cedo. Foi boia-fria, jornaleiro, pacoteiro, balconista e vitrinista, mas sem jamais perder o brilho e a paixão pela arte e pela educação. Com formação no magistério, também é pedagogo, advogado e pós-graduado em Ciências Criminais.
Sua trajetória artística começou em 1985, com o grupo “Espelho da Vida”. Posteriormente fundou o grupo “Fascinação”. Com visão pioneira, implantou a primeira instituição profissionalizante de teatro da região, a Companhia Thespis, e, na sequência, a Mazzetto Produções Artísticas.
Em Francisco Beltrão, onde construiu a maior parte de sua história artística e profissional, ministrou aulas, atuou em escolas públicas e particulares, escreveu mais de 150 textos teatrais e foi idealizador de importantes eventos como o Festival Nacional de Teatro, o Festival Mercosul de Teatro e a Mostra Estudantil de Teatro Beltronense.
Como agente cultural comprometido com causas sociais, fundou a Ong Théspis, referência estadual em ações voltadas à população LGBTQIA+, à prevenção de DSTs e educação em saúde, inclusive com atuação junto às secretarias estadual e municipais em campanhas de grande repercussão. Através da ONG, foi instituído por meio de lei, em 2007, o Dia Municipal Contra a Homofobia, marcando um avanço histórico em políticas públicas de diversidade e inclusão.
Na educação, Vilmar Mazzetto destacou-se com o curso “Ensinar Brincando”, voltado à capacitação de professores, com mais de 200 propostas pedagógicas, alcançando centenas de municípios paranaenses por mais de uma década.
Também teve atuação destacada na gestão pública, na função de diretor de cultura em Francisco Beltrão, Marmeleiro, Renascença. Em Beltrão atuou na gestão do prefeito Cleber Fontana, de 2019 a 2024. Foi integrante das equipes diretivas do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Beltrão, com atuação dedicada à valorização das expressões artísticas, democratização do acesso à cultura, formação de plateias e novos talentos.
Além de ator e diretor teatral, é figurinista, cenógrafo, técnico de som e iluminação, agente cultural e diretor de produção, múltiplas funções que exerce com excelência e paixão. “Diante de tamanha contribuição à história cultural e social da região, a Câmara de Vereadores reconhece a importância do artista, educador, gestor e cidadão Vilmar Mazzetto, por sua dedicação incansável à arte, à cultura, à inclusão e ao bem comum de todos”, finaliza Silmar Gallina.
Ascom