O Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão foi acionado 45 vezes neste ano para combater incêndios em imóveis, conforme verificado nos relatórios da corporação. Alguns casos foram de destruição total das edificações e outros foram controlados no princípio. Ainda de acordo com relatório, em 2025 foram 70 chamados para combater incêndios em vegetação. Apesar de ser mais recorrente no inverno, quando a vegetação está mais seca, as ocorrências variaram em praticamente todas as estações em 2025.
As intensas geadas durante este inverno também criaram um ambiente que favoreu o o crescimento das queimadas. Muitos casos também referem-se a incêndio ambiental causado diretamente por queimadas ilegais no perímetro urbano.
Outro dado diz respeito ao atendimento para combater incêndio em meios de transporte. Somente em 2025 foram 19 ocorrências deste tipo.
No Paraná, em menos de 30 dias foram registrados 64 incêndios em plantações, atingindo as lavouras do estado e gerando grandes prejuízos aos produtores.
As regiões mais atingidas ficaram próximas de Maringá, Cascavel e Londrina. O Corpo de Bombeiros orienta que, além dos cuidados rotineiros, como evitar jogar materiais inflamáveis, os agricultores precisam investir na criação de aceiros – faixas de terra que evitam que o fogo avance.
Informações PPNews