A terceira edição do Fecopar Conecta aconteceu na última sexta-feira, 22, no Teatro Unisep, em Francisco Beltrão, com a presença de 344 contabilistas de várias cidades do Paraná. Organizado pela Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), o evento teve apoio do Sindicato dos Contabilistas de Francisco Beltrão (Sincobel) e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR). Temas como a Reforma Tributária, Inteligência Artificial, motivação e os desafios do Brasil foram abordados pelos diversos palestrantes.
Moacir Giacomin, presidente do Sincobel, em seu pronunciamento, afirmou que “para nós é uma honra aceitar o convite pra sediar este evento”. Ele agradeceu a presença dos associados e de contabilistas de outras regiões do Paraná e dos vários parceiros do evento. Aproveitou para agradecer a presença do prefeito Antonio Pedron dizendo que ele “é um grande incentivador do desenvolvimento local e regional”.
Ariane Almeida Rocha, conselheira do CRC-PR, representou o presidente do Conselho, Everson Breda Carlin, que teve outro compromisso no mesmo dia. A conselheira disse que o CRC-PR atua em favor dos contabilistas, apesar de ser um órgão fiscalizador
O prefeito Antonio Pedron disse que “o município de Francisco Beltrão está feliz por estar recebendo vocês”. Ele enfatizou que os líderes, em suas diferentes áreas, têm ao seu lado um contador. Lembrou de Atílio Fontana, fundador da Sadia, e da família Brandalise, fundadora da Perdigão, que também tinham os seus contadores. “Na vida pública não é diferente, porque nós dependemos do contabilista. Além dos números, tem a questão tributária, que é complexa”, afirmou o prefeito.
Paulino José de Oliveira, de Londrina, que preside a Fecopar, comentou sobre os temas escolhidos para as palestras, que abordam aspectos tributários, as inovações tecnológicas e suas implicações e a política. “No Conecta vamos atingir essas três situações, tudo ligado à casa contábil e ao contador. Na inteligência artificial, hoje o contador também tem que estar por dentro da tecnologia, dentro do on-line, não tem como. A reforma tributária é um assunto muito do momento, relevante, importante, que vai mudar toda a estrutura da contabilidade. Eu falo aos meus colegas da contabilidade: quem não se atualizar não vai conseguir ficar no mercado, porque realmente é algo relevante que vai mudar tudo. E a parte política faz parte também para que a gente possa estar dentro do sistema.”
Jornal de Beltrão