O Café Acefb desta terça-feira, 19 de agosto, teve como tema “Arquitetura, que conecta, inova e transforma”. A exposição foi dos integrantes do Núcleo de Arquitetos e Urbanistas (Nudearq) da Acefb. Vários profissionais falaram aos participantes da reunião durante uma hora. Outro assunto abordado foram os preparativos para a Feira ArqDecor e Casa que Quero 2026, que acontecerá de 13 a 21 de junho no Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. A feira tem como parceiros o Nudearq, Núcleo das Imobiliárias (Nifb), Associação Empresarial (Acefb), Associação de Engenheiros (Sudenge) e a Prefeitura de Beltrão.
Alany Tele, coordenadora do núcleo de arquitetos, comentou sobre as mudanças neste segmento profissional na cidade. “Ela vem mudando cada vez mais e também vem ganhando mais espaço dentro do cenário econômico. Nós temos hoje uma movimentação comercial muito grande que vem através dos esforços desses trabalhos feitos por profissionais da área da construção civil, dos fornecedores e dos empresários. É um setor que realmente movimenta muito a economia da nossa cidade e de toda a região.”
A arquiteta comentou que os estilos arquitetônicos são os mais variados no município. “Nós temos um estilo bem variado em Francisco Beltrão, mas eu diria que nós, por sermos uma cidade mais jovem, estamos mais contemporâneos. Cada cidade acaba se moldando de acordo com o tempo em que ela é construída. Nós não somos uma cidade tão antiga para ter uma construção que remeta culturalmente a nossa descendência dos habitantes. Aqui nós já temos algo mais contemporâneo, bem mesclado e sempre de muito bom gosto. Em diferentes bairros, ruas, por onde nós passamos, nós vemos cada vez mais edificações bonitas, diferentes e as pessoas sempre elogiando que a nossa cidade tem melhorado muito visualmente na arquitetura.”
Feira de Arquitetura e Construção
A coordenadora do Nudearq falou, também, sobre os preparativos visando a Feira Casa que Quero e ArqDecor. “Ela movimenta a nossa cidade, movimenta em termos de negócios, ela é totalmente focada em criar novas conexões, em fazer negócios. Nós temos números expressivos já das edições anteriores, tanto da ArqDecor como da Casa que Quero, que mostram que realmente nós temos resultados tangíveis através desses eventos.”
Para Alany, essa união entre as entidades “traz toda a força pro evento. Nós conseguimos trazer uma trajetória completa dentro da construção civil. Desde a união com o Núcleo Imobiliário e a Sudenge, que é a Associação dos Engenheiros. Teremos juntos desde a escolha de um terreno, a abertura de um loteamento, até a finalização da casa e teremos a nossa amostra de arquitetura finamente decorada”.
A coordenadora lembra que os trabalhos para a exposição começaram há mais de um ano. “Assim que encerra um evento, nós já começamos a preparação do próximo. Nós já temos todos os projetos desenvolvidos. Temos vários parceiros fechados, patrocinadores já confirmados. Então, toda a estrutura em si do evento já está pronta. Agora nós estamos apenas lapidando os detalhes e nos preparando para o momento de fato de chegar para fazer a execução dentro do Centro de Eventos.”