Alunos do Colégio Sesi de Francisco Beltrão trouxeram para casa dois troféus conquistados na Off Season First Tech Challenge, disputada nos dias 15 e 16 de agosto, em Pernambuco. O torneio, promovido pela organização internacional First, reuniu equipes de diferentes estados brasileiros.
A equipe beltronense conquistou o primeiro lugar na arena de robôs, em que o projeto desenvolvido pelos estudantes se destacou pela eficiência na execução das missões propostas. Além disso, receberam o prêmio de pensamento criativo, pela qualidade do portfólio que reúne toda a trajetória da equipe ao longo da temporada.
Segundo a diretora do Colégio Sesi, Rosimeri Santin, o resultado reflete meses de preparo e dedicação. “Eles nos representaram muito bem. Deram um show de raciocínio lógico, treino, prática, desenvolvimento, programação e trabalho em equipe. Foi incrível ver o que conquistaram.”
A diretora do Sesi destacou ainda que o aprendizado vai além da robótica. “Essas competições exigem criatividade, inovação e amadurecimento pessoal. Eles aprendem a trabalhar em equipe, a respeitar opiniões diferentes e a tomar decisões conjuntas. Isso impacta muito no desenvolvimento dos alunos.”
Para os estudantes, a conquista representa o reconhecimento do esforço não apenas do grupo, mas de toda a instituição. “A palavra que define a equipe é gratidão e orgulho. A preparação foi complicada, foram dias difíceis. Treinamos muito. Ganhar esses prêmios significa muito para nós, para a educação do Paraná, para a robótica do Paraná. Demonstra que somos capazes”, afirmou Cecília da Rosa Vanin.
“Aprendemos muito com as equipes que estavam lá, nos conectamos demais. E ver nosso esforço, todo nosso trabalho e dedicação virar essa conquista foi gratificante. Nós sentimos que orgulhamos muitas pessoas”, disse Letícia Gonsalves Dalla Justina emocionada.
A equipe é formada por dez alunos, dos quais seis participaram da etapa em Pernambuco: Etto Eduardo Zannatto, Luis Gabriel Cardoso, Vítor Morais Corlasoli, Cecília da Rosa Vanin, Letícia Gonsalves Dalla Justina e Luiza Andrade.
Com informações, Rádio Educadora.