A enfermeira Vanessa Viana, coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Regional do Sudoeste, esteve nesta semana na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, atendendo convite da vereadora Mara Fornazari Urbano, para falar sobre a iniciativa e fomentar a importância da doação de leite humano.
O posto de coleta entrou em funcionamento em setembro de 2023 com o foco de beneficiar bebês prematuros. Além disso realiza um amplo trabalho de sensibilização das mães e de capacitação dos profissionais envolvidos nesta ação de solidariedade.
Inclusive no próximo dia 23 de agosto, um sábado, pela manhã, será realizada uma ação no Calçadão para levar orientações e conscientização sobre o tema, visto que o leite materno é fundamental pelo menos até os seis meses de vida.
Vanessa relata que o leite humano é valioso para salvar a vida de bebês prematuros ou de baixo peso internados nas unidades neonatais do hospital. Um frasco de 200 ml alimenta até dez recém-nascidos. Inclusive é disponibilizada a coleta domiciliar do leite.
Para ser doadora é preciso estar amamentando e ser saudável, condição que é atestada através de exames. Informações complementares sobre o funcionamento do posto de coleta do Hospital Regional ou para ser uma doadora podem ser obtidas pelo telefone (46) 3199-1744.
Ascom