O voo partiu de Curitiba com 62 passageiros, entre eles Ilka Zandoná, que veio celebrar o aniversário da filha e reencontrar familiares. “Sempre utilizo o aeroporto para vir a Pato Branco. Hoje foi especial por estar neste voo simbólico e poder rever minha família”, afirmou.
Desde o primeiro pouso, em 10 de janeiro de 2019, com um ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas, o aeroporto tem ampliado conexões. Em setembro de 2024, iniciou voos diretos para Campinas (SP), que, junto à rota para Curitiba, formam as duas linhas comerciais ativas atualmente.
Investimentos e expansão
O secretário municipal de Engenharia e Obras, Osmar Braun, destacou a finalização do projeto executivo do novo terminal de passageiros e da nova pista de taxiway, além da previsão de ampliação da pista principal. “O objetivo é receber aeronaves de maior porte e ampliar as rotas, com conclusão em até dois anos”, disse.
O prefeito Géri Dutra reforçou que a estrutura impulsiona a economia, saúde e logística da região. O projeto do novo terminal já recebeu aprovações técnicas e autorização da Câmara Municipal para contratar o financiamento da contrapartida municipal, de R$ 8 milhões.
A Prefeitura articula, junto a entidades regionais como AMSOP e ACAMSOP, a atração de novas companhias aéreas, como Gol e LATAM, aproveitando a alta taxa de ocupação dos voos e a ausência de operações em cidades vizinhas como Guarapuava.
Números de 2025
De janeiro a julho deste ano, o aeroporto registrou:
- 19.960 passageiros em voos regulares;
- 4.053 passageiros em aviação geral;
- 49 operações aeromédicas, com 56 pacientes transportados;
Totalizando 24.069 atendimentos no período.
Diário do Sudoeste