A novena da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Glória tem atraído muitas pessoas. As missas estão sendo realizadas de 6 a 14 de agosto na Concatedral, às 19 horas, sempre com um tema diferente e um padre diocesano ou de congregação religiosa. A missa da Festa da Padroeira será nesta sexta-feira, 15, feriado municipal, e a festa social será domingo, 17, com o almoço no Centro Paroquial, venda de bolos e pudins e churrasco.
Entre os dias 7 e 10 de agosto, além da novena, as pessoas participaram da Quermesse na tenda montada ao lado da Concatedral de Beltrão. Teve venda de espetinhos, bolos, cachorros quentes, pastéis e bebidas. Davi Nesi, secretário do Conselho Econômico da Concatedral, comenta que a ideia de promover a quermesse visou recuperar e relembrar “as festas que se fazia antigamente com, efetivamente, a quermesse. O pessoal vinha pra frente da igreja e se confraternizava e também tinha a programação religiosa”.
Muitas pessoas foram para as missas nestes quatro dias – 7 a 10 – e depois estiveram na quermesse comprando os lanches e bebidas e assistindo às apresentações musicais com os cantores e músicos que durante a semana comandam músicas religiosas durante as missas. “Demos a preferência pra eles, porque eles já estão dentro aqui da paróquia e, assim, acredito que foi um atrativo a mais pro pessoal que veio pra quermesse”, relata Davi.
Festa religiosa
Sexta-feira, 15, às 9 horas, dom Edgar Ertl, bispo diocesano, vai presidir a missa alusiva ao Dia da Padroeira de Francisco Beltrão, na presença dos padres Thiago Berra (pároco) e Valdecir Bressani (vigário), ministros da Eucaristia, acólitos, lideranças dos Conselho Econômico, pastorais e movimentos e a comunidade católica beltronense.
Festa de domingo
Domingo, 17, acontecerá a festa social com o almoço no Centro Paroquial Pedro Granzotto. “Nós teremos dois tipos de churrasco, como é tradicional, temos a alcatra com 2,2 quilos de desossado e também a costela padrão de 3 quilos, que é sempre tradicional nos nossos churrascos. Teremos os espetos no valor de 140 reais”, informa Davi.
As pessoas interessadas em almoçar ou comprar o churrasco podem fazer contato com as lideranças da Concatedral ou na secretaria da Concatedral.
Davi convida os beltronenses, principalmente os moradores e empresários da região central que são paroquianos da Concatedral, a participar da programação religiosa e social. Ele salienta que as pessoas, empresas, entidades e instituições que queiram almoçar no Centro Paroquial que entrem em contato com antecedência para reservar as mesas.