A Cresol, instituição financeira cooperativa que completou 30 anos recentemente, celebra sua atuação junto à juventude. Por meio de projetos que unem cooperativismo, educação financeira, protagonismo, sustentabilidade e formação profissional, a cooperativa já impactou mais de 9 mil jovens em todo o Brasil.
No Dia Mundial da Juventude, a Cresol celebra com investimento em projetos voltados para a juventude. Desde 2020, a cooperativa já destinou mais de R$ 1,6 milhão para iniciativas como Juventude Conectada, Juventude Cooperativista e Sucessão Familiar.
Para o presidente do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé, investir em ações com a juventude é pensar no futuro da cooperativa. "A juventude é o futuro das nossas ações. Por isso, é essencial investir em projetos para os jovens, mostrando que a Cresol vai além de uma cooperativa de crédito, somos uma parceira presente em todos os momentos da vida dos nossos cooperados".
Futuro cooperativista
Criado em 2020 e remodelado em 2025, o Projeto Juventude Cooperativista leva temas como cooperativismo, sustentabilidade, educação financeira e desenvolvimento profissional para as escolas. No Colégio Estadual Três Mártires, em Palmeira das Missões (RS), a ação ganhou destaque pelo envolvimento dos 190 alunos da instituição.
"Os estudantes se mostraram receptivos e curiosos com os conteúdos apresentados, reconhecendo a relevância de aprender a lidar com o dinheiro, planejar gastos e fazer escolhas conscientes desde cedo", disse Vanessa Dias Schroeder, coordenadora pedagógica.
Também iniciado em 2020, o Projeto Juventude Conectada aposta na formação online com jovens de todas as regiões do Brasil. Em seis edições realizadas até 2025, mais de 2.000 jovens de 15 estados brasileiros participaram dos encontros virtuais, ao longo de 14 semanas.
"Na Cresol, entendemos que a formação pessoal e profissional dos jovens acontece no dia a dia, por meio de experiências que despertam o protagonismo, a responsabilidade e o pertencimento. Ao oferecer espaços seguros e inspiradores, estamos preparando não só os líderes de amanhã, mas pessoas conscientes e engajadas com o cooperativismo", enfatiza o gerente do Cresol Instituto, Itamar Vodzick.
A Cresol também apoia quem pensa na sucessão no campo, com o Programa Sucessão Familiar. Lançado em 2023. Seu propósito é auxiliar pais e filhos cooperados no processo de sucessão de seus empreendimentos rurais, oferecendo uma trilha de desenvolvimento e gestão.
Em 2024, o projeto contou com a participação de 61 famílias e o envolvimento de 162 pessoas em processos de formação. Vinícius Zanella de Faveri, um jovem cooperado de Candói (PR), expressou seu sentimento por essa iniciativa. "Com muita responsabilidade e dedicação, a instituição foi quem mais me apoiou e me deu crédito para que a sucessão acontecesse, ela sonhou comigo e me ajudou a realizar".
Sobre a Cresol
Com 30 anos de atuação, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do Brasil, oferecendo soluções para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Conta com mais de 1 milhão de cooperados e 970 agências de relacionamento em 19 estados brasileiros.
Ascom