Foi bem prestigiada a solenidade de lançamento da 19ª Semana Farroupilha da Integração, sábado, 2 de agosto, no Calçadão de Francisco Beltrão. Foram anunciados os shows e a programação que acontecerá de 17 a 21 de setembro no Parque de Exposições.
O coordenador do evento Cassio Miecoanski disse que serão feitas homenagens a alguns tradicionalistas locais.
Formaram a frente do honra o prefeito Antonio Pedron e a primeira-dama Rose Pedron, deputado Wilmar Reichembach, a diretora do Deparamento de Cultura Fran Thomaz, os patrões Cassio Miecoanski (CTG Rancho Crioulo) e a esposa Eliane, Roberto Ribeiro (CTG Recordando os Pagos) e a esposa Sirlei, e Itamar Ferri (Herdeiros da Tradição), e Amarildo Petry (9ª Região Tradicionalista) e a esposa Mariluz.
Fran Thomaz, diretora de Cultura, falou sobre a escolha dos cantores pra Semana Farroupilha 2025. “Na escolha dos artistas pra esse ano, a gente entrou em consenso junto com os CTGs e a comissão organizadora. Eles nos trouxeram os nomes e, dentro das possibilidades, dentro do orçamento do município, a gente trouxe esses artistas que contemplam todos os gostos na arte tradicionalista”.
Cassio Miecoanski enalteceu a união entre os três CTGs, o Departamento de Cultura e a administração municipal visando a organização do evento. Falou também da grade de shows bem diversificada. “Vamos ter Crioulo Batista, Tibúrcio da Estância, artistas locais, César Oliveira e o Rogério Melo e o Baitaca. Então, vamos ter uma diversidade de artistas locais e regionais se apresentando para agradar todos os públicos.”
Cassio informou, ainda, sobre o momento de reconhecer os esforços de pessoas que se dedicaram ao tradicionalismo gaúcho no município. “Nós estamos preparando ainda as homenagens, vamos ter os homenageados de cada CTG, pelos serviços prestados às entidades nos últimos anos. Também vamos ter o nosso patrono da Semana Farroupilha.”
O deputado Wilmar Reichembach comentou que a Semana Farroupilha “é um patrimônio cultural e imaterial”. Ele anunciou ter conseguido uma verba de R$ 100 mil, do Governo do Estado, para auxiliar na organização da Semana Farroupilha.
A coordenação do evento anunciou, durante a solenidade no Calçadão, a programação de shows e de gastronomia – almoços e jantares. A coordenação também lançou o convite para que empresas e entidades montem seus galpões no Parque de Exposições, durante a Semana Farroupilha. A inscrição será feita por meio de link na internet que será divulgado nos próximos dias.
Após os discursos teve apresentações musicais e de danças com as prendas e peões caracterizados com trajes gaúchos.
JdeB