Nesta semana a Prefeitura de Francisco Beltrão promove mais uma edição da Noite dos Escritores, evento que valoriza e reconhece a produção literária de autores locais. Organizado pelo Departamento de Cultura, o evento terá, neste ano, recorde de participação: são 30 obras entre pré-lançamentos, lançamentos e pós-lançamentos.
“O objetivo principal da Noite dos Escritores é divulgar as obras produzidas aqui. São autores de diferentes gêneros literários e que contribuem para fortalecer a identidade local e a literatura”, avalia a diretora de Cultura, Fran Thomaz. O evento está marcado para sexta-feira (25), às 19h, no Espaço da Arte.
A proposta é também proporcionar um ambiente de valorização das obras e escritores, criando também um espaço de diálogo, troca de experiências e confraternização entre os participantes.
Homenagem a Glauco Olinger
Um momento especial na Noite dos Escritores deste ano será a homenagem a Glauco Olinger, reconhecido como o escritor mais longevo do Brasil, com 102 anos. Glauco é catarinense, mas tem relação com Beltrão: foi um dos administradores da Cango (Colônia Agrícola Nacional General Osório) e atuou na colonização da região. É autor de mais de 20 obras sobre a história agrária e rural do país.
Ascom