O capitão Stive Anderson Soares Pereira, comandante do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, coordenou na manhã de domingo (06), o evento de formatura em alusão ao aniversário da organização militar em Francisco Beltrão e também para o evento de inauguração do novo Centro de Operações do Sentinela do Sudoeste.
Várias autoridades estiveram presentes, dentre elas o prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, o comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizado de Cascavel, general Evandro Luís Amorim Rocha, e o Juiz de Direito Antônio Evangelista Netto, diretor do Fórum de Francisco Beltrão.
A trajetória do “Sentinela do Sudoeste”
“Comemoramos hoje o aniversário de 131 anos do nosso 16º Esquadrão, que também é chamado de Sentinela do Sudoeste. Este ‘andarilho’, como aponta a sua canção, foi fundado em 28 de fevereiro de 1894, no 13º Regimento de Cavalaria Provisório, passando por cidades como Curitiba e Passo Fundo, até ocupar as instalações atuais em Francisco Beltrão.
Neste ano, o Exército Brasileiro também rememora no Brasil os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), quando aproximadamente 25 mil heróis brasileiros lutaram contra o nazifascismo e em defesa da liberdade. O nosso Esquadrão, nesse contexto, teve um evidente número de voluntários para compor a FEB, denotando a bravura de seus soldados.
Hoje o Esquadrão representa o Exército em Francisco Beltrão, com o compromisso desafiador de manter o legado e as instalações deixadas pelos amigos do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado, pelo destacamento de Ponta Grossa, militares precursores, no ano de 1957, vindos da cidade natal do eterno Tenente Camargo. Nosso Esquadrão está plenamente integrado a Francisco Beltrão, que tanto nos acolhe e nos apoia”, disse o comandante do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, capitão Stive.
Novo Centro de Operações fortalece capacidades militares
“Sobre o novo Centro de Operações que está sendo inaugurado hoje, essa estrutura vai servir como forma de potencializar as capacidades operativas do Esquadrão, proporcionando melhores condições de comando e controle, que com certeza se transformarão em resultados ainda mais positivos nas missões atribuídas ao Esquadrão.
Nos últimos anos, o 16º Esquadrão tem se destacado como uma unidade que traz resultados no campo do tangível e do intangível, de forma concreta, com apreensões, em parceria com os órgãos de segurança pública e os órgãos de fiscalização, numa sinergia que aqui eu abro um parêntesis em minha experiência de 38 anos de Exército, operando em todos os 27 estados do Brasil: eu nunca tinha visto um entrosamento tão grande entre toda a sociedade, civil e militar, no intuito de promover a segurança e combater os ilícitos.
De forma tangível, o Esquadrão tira da sociedade os riscos presentes no tráfico, contrabando e descaminho, proporcionando uma grande sensação de segurança”, enalteceu o general Amorim, que veio de Cascavel especialmente para esse evento.
JdeB