O Córrego Progresso está recebendo serviço de desassoreamento e limpeza. A Prefeitura iniciou hoje (27) os trabalhos no local e pretende realizar a dragagem em boa parte da extensão do riacho, que passa pelos bairros São Francisco, São Miguel e Cristo Rei.
“Trabalhamos nos últimos meses na elaboração dos projetos para o licenciamento ambiental deste serviço e recebemos a anuência do IAT [Instituto Água e Terra] para realizar a limpeza”, destacou o prefeito Antonio Pedron.
O desassoreamento consiste na retirada de material acumulado no leito do rio, com uso de escavadeira hidráulica. O material é carregado e levado para uma área de descarte autorizada.
Esse trabalho diminui a rugosidade do leito, permitindo que a água tenha mais fluidez, contribuindo para conter enxurradas. Nas últimas semanas, o serviço contemplou o Córrego Guaratinguetá, na Cidade Norte.
A dragagem envolve as secretarias de Meio Ambiente, Interior e Infraestrutura e deve ser realizada de forma regular nos próximos anos. A proposta é manter os rios da cidade limpos e com boa vazão.
-----
Assessoria